Dicas para uma alimentação saudável

Entre as principais dicas para uma alimentação saudável, podemos destacar a diminuição do consumo de alimentos industrializados e frituras.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Uma alimentação saudável evita problemas cardiovasculares e a obesidade
Uma alimentação saudável evita problemas cardiovasculares e a obesidade
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Infelizmente muitas pessoas não se preocupam em comer alimentos saudáveis – ingerindo grande quantidade de produtos industrializados e ricos em gordura – e nem com o momento da refeição, alimentando-se, por exemplo, no trânsito ou em ambientes estressantes. O ritmo atual do ser humano acaba tornando a alimentação pouco saudável, mas é necessário mudar esses hábitos, uma vez que eles estão relacionados com problemas de saúde, tais como obesidade e problemas cardíacos.

A seguir vamos dar dicas de como ter uma alimentação saudável, acabando com o mito de que comer bem não é comer em grande quantidade. Você aprenderá ainda que comer bem é se alimentar de todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do corpo, no momento certo e de uma maneira agradável.

Dicas para uma alimentação saudável

  • Alimente-se a cada três horas, obedecendo às seguintes refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Pequenas refeições antes das refeições principais evitam, por exemplo, a ingestão exagerada de alimentos;

  • Alimente-se em ambientes agradáveis e sem pressa, lembrando-se sempre de mastigar bem;

  • Evite alimentos ricos em gordura e frituras. Sempre que possível, opte por assados, grelhados ou cozidos;

  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados;

  • Evite alimentos industrializados e fast-food;

  • Inclua pelo menos três porções de leites e derivados na sua alimentação;

  • Coloque em sua dieta pelo menos uma porção de carne, peixes, aves ou ovos;

  • Inclua legumes e verduras em sua dieta, lembrando-se sempre de não cozinhá-los excessivamente. O cozimento exagerado pode ocasionar perda de nutrientes;

  • Insira cereais na sua alimentação. O recomendado é pelo menos seis porções de cereais, tubérculos e raízes;

  • Beba, pelo menos, dois litros de água diariamente, lembrando-se sempre de aumentar a quantidade em caso de calor excessivo ou atividade física intensa;

  • Consuma fibras, pois elas ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e diminuem o colesterol;

  • Pelo menos cinco vezes na semana, alimente-se de arroz e feijão, pois esses alimentos fornecem as vitaminas necessárias para o funcionamento do organismo;

  • Não abuse do sal e dos doces;

  • Não diminua as calorias de sua alimentação de maneira drástica, pois elas são necessárias para o funcionamento do organismo. Um adulto necessita de 1800 a 2500 calorias diárias;

  • Não exclua nutrientes de suas refeições, pois todos eles são necessários para manter seu corpo saudável. Dietas restritivas são perigosas para a saúde.

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