Diferença entre periderme, casca e ritidoma

Periderme, casca e ritidoma referem-se a tecidos de revestimento vegetal, entretanto, esses termos não são sinônimos. Por essa razão, é preciso saber a diferença entre eles.

Muitas pessoas confundem os termos periderme, casca e ritidoma
Muitas pessoas confundem os termos periderme, casca e ritidoma

Alguns termos da Botânica podem gerar confusão. É comum confundir, por exemplo, periderme, casca e ritidoma. A seguir, diferenciamos essas três expressões que se referem a tecidos de revestimento do vegetal.

Tópicos deste artigo

Periderme

A periderme é um conjunto de tecidos de revestimento que substitui a epiderme em plantas com crescimento secundário. Ela é composta pelo súber, felogênio e pela feloderme. O felogênio é um tecido meristemático de origem secundária responsável por produzir o súber e a feloderme, sendo o súber produzido voltado para a superfície do órgão e a feloderme para o lado interno.

O súber destaca-se por apresentar células mortas na maturidade com grande quantidade de suberina, que é uma substância graxa. Isso torna o súber altamente impermeável. As células da feloderme, por sua vez, são parenquimáticas, muito semelhantes ao parênquima cortical.

Casca

Muitas pessoas utilizam o termo casca como sinônimo para periderme ou para referir-se ao súber. Entretanto, o termo casca apresenta outro significado e é usado para referir-se aos tecidos que se encontram situados externamente ao câmbio vascular. Assim sendo, a casca não pode ser usada como sinônimo de periderme, pois envolve todos os tecidos externos ao câmbio, portanto, pode incluir tecidos de origem secundária e primária. Vale salientar que esse não é um termo técnico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Costuma-se classificar a casca em externa e interna. A casca externa corresponde à parte morta dessa parte da planta, compreendendo os tecidos externos ao felogênio mais interno. Dizemos felogênio mais interno, pois as células parenquimáticas podem tornar-se meristemáticas e formar um novo felogênio que, durante o desenvolvimento, dará origem a novas peridermes. A casca interna, por sua vez, é a porção viva da casca. Consideramos como parte dessa casca os tecidos que estão localizados mais internamente ao felogênio até o câmbio vascular.

Ritidoma

Existe ainda o termo ritidoma, que é usado para identificar o conjunto de tecidos mortos que se localizam externamente à última periderme que foi formada. Assim sendo, o ritidoma seria um sinônimo de casca externa.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Epiderme vegetal

Conheça as principais características da epiderme vegetal, um tecido vegetal relacionado com diversas funções da planta.

Tecidos vegetais

Saiba mais sobre os tecidos vegetais, seus tipos e as principais características que permitem diferenciar cada um deles.