Alunos Online


Diferença entre tumor e câncer

A diferença entre tumor e câncer é baseada, principalmente, na velocidade da divisão celular e na capacidade de invadir tecidos e órgãos e desenvolver metástase.

Muitas pessoas acreditam que tumor e câncer são sinônimos. Entretanto, a palavra tumor está relacionada com outros problemas que não necessariamente o câncer. A seguir, mostraremos a diferença entre esses dois importantes termos.

→ Tumor

O termo tumor é utilizado para descrever um aumento do volume de uma determinada parte do nosso corpo. Esse aumento pode ocorrer como consequência da divisão celular exagerada que leva ao aumento do número de células. O tumor, nesses casos, é chamado de neoplasia, a qual pode ser maligna ou benigna.

  • Tumor maligno: é aquele que apresenta uma divisão celular muito rápida e anormal. As células desse tumor são bem diferentes daquelas que o originaram. Nesses casos, o tumor é bastante agressivo, é capaz de invadir tecidos e órgãos próximos e de realizar metástase, ou seja, espalhar-se para outras partes do corpo além daquela que o gerou.

  • Tumor benigno: menos agressivo que os malignos, seu crescimento é organizado e seus limites são bem nítidos. A divisão celular ocorre de maneira mais lenta, e ele não é capaz de invadir tecidos e órgãos vizinhos nem de desenvolver metástases. Entretanto, apesar de não invadirem outros tecidos e órgãos, esses tumores podem comprimi-los se seu aumento for exagerado.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Câncer

É um termo utilizado para denominar mais de 100 doenças diferentes que apresentam em comum o fato de serem causadas pelo aumento exagerado de células. O câncer é um tipo de tumor, porém é um tipo de tumor maligno. Isso quer dizer que ele é capaz de invadir tecidos e órgãos, de realizar metástase e apresenta um crescimento rápido e bastante anormal.

→ Tumor x Câncer

Percebemos, portanto, que câncer é um tumor, entretanto, nem todo tumor é um câncer. Podemos observar as diferenças entre um tumor benigno e um câncer no seguinte quadro comparativo:

Todo tumor é um tipo de câncer?

Todo tumor é um tipo de câncer?

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados