Alunos Online


Dinossauros

Os dinossauros são um grupo de répteis que foi extinto há cerca de 65 milhões de anos. O principal representante desses animais são os famosos tiranossauros.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos Dinossauros são répteis que viveram na Era Mesozoica.

Dinossauros são répteis que viveram na Era Mesozoica.

Dinossauro é o nome dado a um grupo de répteis que viveu na Era Mesozoica, na qual existiram grandes répteis e surgiram as aves e as plantas com flores. O termo dinossauro vem do grego deinos, que significa terrível, e saurus, que significa réptil.

Leia também: Teorias atuais sobre a origem da vida

Os dinossauros apresentavam vários formatos e tamanhos. Algumas espécies, por exemplo, tinham o tamanho de um pombo; outras chegavam a atingir mais de 30 metros de comprimento. Tradicionalmente, esses animais são descritos como criaturas lentas, entretanto, estudos aprofundados de fósseis indicam que muitos dos dinossauros que conhecemos eram muito velozes e ágeis.


Onde viveram os dinossauros?

Os dinossauros viveram em todos os continentes do nosso planeta. São conhecidas mais de mil espécies desses animais. Vale destacar que os dinossauros que viviam no Hemisfério Norte eram diferentes dos que habitavam o Hemisfério Sul, estes eram maiores e mais primitivos. O hábito de vida desses répteis é bastante diversificado: são reconhecidas, por exemplo, espécies herbívoras e carnívoras.


Quando os dinossauros viveram?

Os dinossauros viveram na Era Mesozoica e surgiram há cerca de 231 milhões de anos no período chamado de Triássico Superior. Nesse período, os dinossauros iniciaram seu domínio, que durou todo o período Jurássico e permaneceu até o Cretáceo, quando entraram em extinção. O evento de extinção, que ocorreu no fim do Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, marcou o fim da Era Mesozoica e dos dinossauros.

Leia também: Eras geológicas


A extinção dos dinossauros

A queda de um meteorito é a hipótese mais aceita para a extinção dos dinossauros.
A queda de um meteorito é a hipótese mais aceita para a extinção dos dinossauros.

Há várias hipóteses que tentam explicar o fim dos dinossauros. A mais aceita é a de que a Terra tenha sido atingida por um meteorito que caiu próximo à península de Yucatán, no Golfo do México. Esse meteorito teria causado chuvas ácidas, incêndios, tsunamis e teria levantado uma grande nuvem de poeira que bloqueou a luz do sol de todo o planeta. Com a redução dos níveis de luz, as plantas ficaram incapazes de realizar fotossíntese, o que levou muitas espécies de vegetais à morte.

Com a morte das plantas, outros organismos da cadeia alimentar foram prejudicados. Herbívoros e, consequentemente, carnívoros ficaram sem alimentos. Apesar de ser uma situação extremamente desfavorável à sobrevivência de várias espécies, animais de pequeno porte, como alguns mamíferos, sobreviveram, pois necessitavam de menor quantidade de alimentos.


Grupos de dinossauros

A classificação dos dinossauros é ainda constantemente discutida e sofre mudanças. Em alguns sistemas mais recentes de classificação, por exemplo, o velociraptor é classificado como uma ave e não como um dinossauro. Tradicionalmente, de acordo com o formato da pélvis (bacia), os dinossauros costumam ser divididos em dois grandes grupos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Ornithischia: dinossauros com pélvis similar à das aves. Seus representantes eram bípedes ou quadrúpedes e, em sua grande maioria, herbívoros. O tricerátopo é um exemplo de dinossauro desse grupo.

  • Saurischia: dinossauros com pélvis similar à dos lagartos. Nesse grupo, há dois subgrupos:

    • Terópodes: dinossauros, predominantemente, carnívoros e bípedes. Exemplo: tiranossauro.

    • Saurópodes: dinossauros quadrúpedes, herbívoros e do pescoço alongado. Exemplo: braquiossauro.

Todos os dinossauros, independente do grupo em que se encontram classificados, eram animais terrestres. Assim, os pterossauros, que voavam, e os ictiossauros, que viviam nos mares, não são classificados como dinossauros e pertencem a outro grupo de répteis.


Nomes de dinossauros

Veja a seguir os nomes de algumas das mais famosas espécies de dinossauros:

O tiranossauro rex é, sem dúvida, o mais conhecido dos dinossauros.
O tiranossauro rex é, sem dúvida, o mais conhecido dos dinossauros.

  • Tiranossauro rex: o Tyrannosaurus rex (T. rex) é, sem dúvida, o mais conhecido dos dinossauros. Esse animal era carnívoro, bípede e tinha cerca de seis metros de altura e dez metros de comprimento.

O velociraptor apresentava penas.
O velociraptor apresentava penas.

  • Velociraptor: dinossauro que tinha cerca de 60 centímetros e apresentava o corpo coberto por penas. Por causa dessa característica, é classificado por alguns estudiosos como uma ave.

O espinossauro era um carnívoro maior que o tiranossauro.
O espinossauro era um carnívoro maior que o tiranossauro.

  • Espinossauro: era um dinossauro carnívoro que tinha cerca 18 metros de comprimento e podia atingir até 20 toneladas. É bastante conhecido pelos prolongamentos de suas vértebras, que formam uma espécie de vela nas costas.

O tricerátopo apresenta três chifres na cabeça.
O tricerátopo apresenta três chifres na cabeça.

  • Tricerátopo: era um dinossauro herbívoro que apresentava como característica mais marcante os três chifres e uma espécie de placa na cabeça. Esse animal podia atingir até nove metros de comprimento e pesar cerca de seis toneladas.

O braquiossauro é um herbívoro de pescoço longo.
O braquiossauro é um herbívoro de pescoço longo.

  • Braquiossauro: esse dinossauro herbívoro se destacava por seu longo pescoço. Com cerca de 35 metros de comprimento, esse animal pesava mais de 20 toneladas.

O estegossauro possuía plicas em suas costas e espetos na cauda.
O estegossauro possuía plicas em suas costas e espetos na cauda.

  • Estegossauro: era um grande herbívoro que possuía duas fileiras de placas em suas costas e espetos no final de sua cauda. Esse dinossauro podia atingir até nove metros de comprimento.