Divisão binária

A divisão binária é um tipo de reprodução assexuada em que um organismo divide-se ao meio e dá origem a dois indivíduos idênticos.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
A reprodução das bactérias é por meio da divisão binária
A reprodução das bactérias é por meio da divisão binária
PUBLICIDADE

Quando falamos em reprodução assexuada, não podemos esquecer do processo mais conhecido: a divisão binária. Esse processo, conhecido também como cissiparidade, bipartição e fissão, caracteriza-se pela divisão do organismo em dois, gerando filhos idênticos aos pais.

→ O que significa dizer que uma reprodução é assexuada?

Uma reprodução é do tipo assexuada quando os descentes são produzidos sem que haja a fusão de gametas. Na reprodução sexuada, ao contrário, o que se observa é a participação de gametas no processo de reprodução. Com o ser humano, por exemplo, a reprodução é sexuada, pois há a fusão do espermatozoide com o ovócito.

Como não há fusão de gametas, a reprodução assexuada gera indivíduos idênticos aos pais, que são chamados de clones. A variabilidade genética ocorre apenas quando há mutações, que levam à modificação do material genético.

Existem diferentes tipos de reprodução assexuada, tais como o brotamento, a fragmentação, a propagação vegetativa, a divisão múltipla e a divisão binária.

→ Afinal, o que é a divisão binária?

A divisão binária é um tipo de reprodução assexuada na qual ocorre a divisão de um organismo em dois. É uma reprodução observada em alguns organismos unicelulares, como bactérias e protozoários, e acontece também em organismos multicelulares, tais como as planárias.

Nos organismos unicelulares procariontes, há um processo semelhante à mitose, em que ocorre a duplicação do DNA, um aumento do tamanho da célula, a formação de um septo e a posterior divisão dessa célula em duas. Nos organismos eucariontes unicelulares, como os protozoários, trata-se de uma divisão mitótica em que a célula divide-se e dois organismos são formados.

No caso das planárias, organismos multicelulares, também acontece a divisão do organismo em dois. Nesses seres, há a constrição na região mediana do corpo e uma posterior separação do organismo em dois.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desinências
Revise os principais tipos de flexões das desinências.

..................................................

Capivara
Conheça aspectos do maior roedor do mundo agora mesmo!

..................................................