Alunos Online


Doenças, síndromes e transtornos

Doenças, síndromes e transtornos são termos utilizados na medicina que não devem ser usados como sinônimos por representarem condições diferentes.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos A Síndrome de Down não é uma doença

A Síndrome de Down não é uma doença

Os termos doença, síndrome e transtorno são muito comuns no cotidiano médico, entretanto, para a população em geral, essas denominações podem causar uma certa confusão. É importante entender que se tratam de conceitos distintos e, portanto, não podem ser usados como sinônimos.


O que são doenças?

Quando falamos em doenças, estamos referindo-nos às alterações que ocorrem no organismo e que são responsáveis por gerar uma série de sintomas específicos. Suas causas são conhecidas, existe um tratamento específico e é possível observar suas alterações. Outra definição de doença bastante conhecida é a de ausência de saúde, entretanto, esse sentido é muito amplo e difícil de estabelecer.

Diariamente, lidamos com uma série de doenças, tais como gripe, resfriado, dengue, febre amarela e AIDS. Apesar de a AIDS ser chamada de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, trata-se de uma doença, pois já possui sintomas e causas bem conhecidas. Esse nome permaneceu devido a razões históricas.


O que são síndromes?

As síndromes são definidas como um conjunto de vários sinais e sintomas que acontecem simultaneamente no indivíduo e podem apresentar causas diversas. As síndromes, portanto, não possuem uma causa bem definida, mas caracterizam-se por um conjunto de sintomas que se assemelham a uma ou a várias doenças. Denomina-se também de síndrome aquelas doenças que ainda não apresentam uma causa específica identificada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como exemplo de síndromes, podemos citar a Síndrome de Down, a Síndrome de Turner, a Síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Raynaud. É importante salientar que, em casos como Síndrome de Down e de Turner, sabemos que são alterações cromossômicas, entretanto, é difícil estabelecer o que levou a elas.


O que são transtornos?

Os transtornos, por sua vez, referem-se a condições mentais que afetam o indivíduo, sendo esse termo muito usado na psiquiatria e psicologia. Nesse caso, são condições mentais e/ou psicológicas que provocam o comprometimento da vida normal de uma pessoa, causando-lhe desconforto.

Como exemplo de transtornos, podemos citar o Transtorno Bipolar, o Transtorno Obsessivo Compulsivo e o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade.