Alunos Online


Dor de cabeça

Por: Paula Louredo Moraes Nove a cada dez pessoas em todo o mundo já sentiram dor de cabeça.

Nove a cada dez pessoas em todo o mundo já sentiram dor de cabeça.

A dor de cabeça, chamada cientificamente de cefaleia, é um distúrbio de causas e características diversas, que acomete grande parte da população. Caracteriza-se por apresentar uma sensação dolorosa na cabeça, pescoço e face. Na medicina já foram catalogados mais de 150 tipos dessa dor.

As dores de cabeça primárias são mais comuns, e são aquelas em que a própria dor é a doença e o sintoma. São causadas por distúrbios bioquímicos do cérebro que prejudicam o funcionamento dos neurotransmissores, provocando a dor. Os tipos mais comuns são a enxaqueca, as dores de cabeça do tipo tensional, a dor de cabeça em salvas e hemicranias paroxísticas.

A enxaqueca é uma doença do cérebro transmitida e herdada geneticamente. Ocorre em 12% a 15% da população, principalmente em mulheres. Tem frequência variável e pode ter como fatores desencadeantes: estresse, menstruação, alguns alimentos, luz e cheiros. Tem intensidade de moderada a intensa e pode se agravar com movimentos como se abaixar, balançar a cabeça e esforços físicos em geral.

As dores de cabeça do tipo tensional ocorrem em 65% a 87% da população, sendo que as mulheres são mais atingidas. É uma dor que pode ser desencadeada pelo estresse e cansaço, sendo que excesso de trabalho e esforço físico podem ser fatores agravantes. As pessoas que sentem esse tipo de dor de cabeça podem ter alguns sintomas associados, como náuseas e fobia à luz e a ruídos.

Dor de cabeça em salvas acomete 0,1% a 0,4% da população, sendo em sua maioria homens. Ainda de causas desconhecidas, esse tipo de dor de cabeça se caracteriza por ser uma dor terrível. O paciente pode até mesmo bater com a cabeça na parede na esperança de aliviar a dor e deitar pode ser um fator agravante. Alguns sintomas podem estar associados a essas dores, como: olhos vermelhos, lacrimejamento, congestão nasal, sudorese facial, contração da pupila, edema facial e queda da pálpebra do mesmo lado em que ocorre a dor.

A hemicrania paroxística é um tipo de dor não muito rara, mas pouco estudada. Pode ser confundida com outros tipos, como enxaqueca e dor em salvas.

As dores de cabeça secundárias surgem em decorrência de outros problemas, em outras regiões do corpo, e vão desde simples resfriados até tumores cerebrais.

Outros tipos de dores de cabeça são dor de cabeça do sorvete, dor de cabeça do fim de semana, dor de cabeça do orgasmo, dor de cabeça da sinusite, dor de cabeça da ressaca, dores oculares, entre tantas outras. Como dissemos no início deste artigo, existem mais de 150 tipos catalogados pela medicina, e todas essas dores possuem uma causa que somente um médico pode avaliar.

Muitos pesquisadores ainda não sabem afirmar se outras espécies de animais também sofrem com a dor de cabeça, pois não há nenhum tipo de exame disponível que detecte esse tipo de dor, sendo a única forma de diagnóstico o relato do paciente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)