Alunos Online


Eritrócitos (hemácias)

Os eritrócitos, também chamados de hemácias, são as estruturas do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio por todo o nosso corpo.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos Os eritrócitos são vermelhos em razão da presença de hemoglobina

Os eritrócitos são vermelhos em razão da presença de hemoglobina

O sangue humano é formado por duas porções: o plasma, constituído basicamente por água, e os elementos celulares, que são as plaquetas, os leucócitos e os eritrócitos, também denominados de glóbulos vermelhos ou hemácias.

Características dos eritrócitos

Os eritrócitos são células anucleadas, ou seja, que não possuem núcleo e, consequentemente, DNA. Seu formato é de disco bicôncavo, seu diâmetro é de aproximadamente 8 μm e a espessura é de 2 μm na região mais periférica. Possui grande flexibilidade, o que permite alterações no formato para facilitar a passagem em capilares sanguíneos.

No interior dessas células sanguíneas há um pigmento vermelho chamado de hemoglobina, que é formada por uma porção proteica e uma porção com ferro. Em razão da grande quantidade de eritrócitos e, consequentemente, de hemoglobina, o sangue é vermelho a olho nu.

Os eritrócitos são formados na medula óssea pela estimulação do hormônio eritropoetina em um processo chamado de eritropoiese. Essas células possuem tempo médio de vida de 120 dias, sendo destruídas geralmente no baço após esse período. Em um indivíduo adulto, há normalmente 3,8 a 6,3 milhões de eritrócitos por mm3 de sangue.

Funções dos eritrócitos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os eritrócitos são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbônico pelo corpo. O oxigênio é transferido para essas células no processo de hematose no pulmão e, a partir daí, é levado para todos os tecidos do corpo. Ao chegar aos tecidos, os eritrócitos recebem o gás carbônico e levam-no para os pulmões para ser eliminado.

Doenças relacionadas com os eritrócitos

Os eritrócitos, assim como as outras células do sangue, podem ser acometidos por alguns problemas. No caso dos glóbulos vermelhos, o mais comum é a anemia, que é causada por uma diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue. Essa diminuição pode ser causada, por exemplo, por hemorragias, destruição dos eritrócitos ou até mesmo pela baixa produção dessas células na medula óssea.

Além da anemia descrita, existe a anemia falciforme, que é uma doença hereditária. Nesse tipo de anemia, os eritrócitos apresentam formato de foice, em vez do tradicional formato bicôncavo. O formato dessas células deixa-as pouco flexíveis, o que afeta a passagem delas por alguns vasos de menor calibre. Além disso, essas células são mais sensíveis e acabam sendo destruídas mais facilmente, o que acarreta a anemia.