Ficar sentado por muito tempo faz mal?

Apesar de ser uma posição confortável, ficar sentado por muito tempo pode fazer mal à saúde, desencadear doenças crônicas, infertilidade e diminuir a expectativa de vida.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Trabalhar por longos períodos sentado pode ser prejudicial à saúde
Trabalhar por longos períodos sentado pode ser prejudicial à saúde
PUBLICIDADE

Estudantes e alguns trabalhadores estão frequentemente sujeitos a longos períodos sentados. Além desses grupos, muitas pessoas adquirem esse hábito e passam horas assistindo televisão ou jogando videogame, por exemplo. Apesar de muitas vezes ser confortável, manter esse tipo de posição pode colocar em risco a sua saúde. Mas, afinal, o que pode causar à nossa saúde passar longos períodos sentados?

→ Os riscos de ficar longos períodos sentado

Apesar de parecer inofensivo, o hábito de ficar sentado pode desencadear alguns importantes problemas. Entre os principais, podemos citar:

  • Aumento dos riscos de desenvolver doenças crônicas: Estudos mostraram que pessoas que ficam sentados por mais de quatro horas durante o dia apresentam risco aumentado de desenvolver problemas como pressão alta e doenças cardíacas.
  • Aumento dos riscos de desenvolver obesidade: Pessoas que ficam muito tempo sentadas, assistindo televisão, por exemplo, geralmente associam a esse ato uma alimentação inadequada, o que amplia os riscos de desenvolver obesidade.
  • Redução da quantidade de esperma: Estudos demonstram que homens que ficam muito tempo sentados apresentam queda na sua fertilidade.
  • Aumento de dores nas costas: A postura sentada aumenta, em média, 35% da pressão interna do núcleo do disco intervertebral e das estruturas associadas, como ligamentos e nervos. As dores lombares e na região do pescoço são frequentes em quem fica muito tempo nessa posição.
  • Aumento de edema nos pés e tornozelos: A posição sentada reduz a circulação de retorno dos membros inferiores, causando os conhecidos inchaços.
  • Doenças renais: Pesquisas indicam que ficar muito tempo sentado aumenta o risco de desenvolver doença renal crônica, principalmente em mulheres.
  • Saúde mental: Estudos sugerem que o comportamento sedentário pode estar associado de maneira negativa ao bem-estar mental.
  • Mortalidade: Estudos associam o tempo de assento com maiores riscos de mortalidade, demostrando que ficar sentado por menos tempo e aumentar a atividade física protegem contra várias causas de morte. Pesquisas mostram ainda que quem passa mais de 13 horas sentado por dia apresenta risco de morte duas vezes maior que aqueles que permanecem menos de 11 horas nessa posição.

→ Recomendações

Muitas vezes, não há como fugir dos longos períodos sentado, entretanto, algumas ações podem minimizar os efeitos dessa posição no organismo. Veja a seguir algumas atitudes que melhoram sua saúde:

  • Para cada 30 minutos sentado, fique pelo menos cinco minutos em pé;
  • Realize atividades físicas regularmente;
  • Evite ficar com os ombros caídos e procure apoiar as costas no encosto da cadeira.
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Divisão binária
Por que a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada?

..................................................

Tritongo
Você sabe identificar esse tipo de encontro vocálico?

..................................................