Alunos Online


Filo Annelida

Por: Mariana Araguaia Representantes da Classe Oligochaeta, Polychaeta e Hirudínea.

Representantes da Classe Oligochaeta, Polychaeta e Hirudínea.

Anelídeos são animais que, dependendo da classe, vivem em ambiente marinho ou terrestre. Possuem corpo alongado, cilíndrico, com simetria bilateral e segmentado em anéis transversais (metâmeros). Esse, recoberto por epiderme e, em algumas espécies, com cerdas formadas de quitina, abriga órgãos individualizados, em cada uma de suas divisões. São triblásticos e contêm celoma em seu interior, atuando como um esqueleto hidrostático.

Esses indivíduos, ainda, possuem sistema digestório completo, com digestão extracelular; sistema cardiovascular fechado, com sangue contendo pigmentos respiratórios; sistema urinário com metanefrídios; respiração cutânea ou por meio de brânquias, no caso de algumas espécies de porte maior; e sistema nervoso com gânglios ligados por cordões nervosos ventrais. Seus representantes compreendem as minhocas, poliquetas e sanguessugas.

Os primeiros animais citados pertencem à Classe Oligochaeta. Estes, viventes em ambiente terrestre úmido, de água doce ou, de forma mais rara, em região marinha. Possuem um número pequeno de cerdas e uma estrutura denominada clitelo em seu corpo, que é bastante importante no que se diz respeito à reprodução destes: hermafroditas de fecundação cruzada e desenvolvimento direto.

A Classe Polychaeta, como indica o nome, abriga os poliquetas: indivíduos dioicos, marinhos, com corpo rico em cerdas laterais (parapódios) e sem clitelo. A reprodução pode ser sexuada, com desenvolvimento de larva trocófora; ou assexuada, por brotamento (esquizogênese). Muitas espécies possuem olhos e/ou tentáculos.

Sanguessugas são da Classe Hirudínea. São também hermafroditas, com reprodução parecida com a das minhocas - embora possuam clitelo pouco desenvolvido. Esses animais apresentam ventosas na região anterior e posterior do corpo, auxiliando na locomoção e, no caso da primeira, alimentação. Não possuem cerdas.