Alunos Online


Filo Cnidaria

O filo Cnidaria apresenta como representantes principais as águas-vivas, anêmonas-do-mar e corais, animais que apresentam corpo mole e gelatinoso.

Águas-vivas, anêmonas-do-mar e corais são exemplos de cnidários, animais pertencentes ao filo Cnidaria. Esse filo possui representantes que vivem em ambientes aquáticos, normalmente marinhos, e apresentam corpo mole e gelatinoso.

Os cnidários, chamados no passado de celenterados, são animais relativamente simples, não possuindo sistema circulatório e respiratório, sendo todas essas atividades feitas através do processo de difusão. Apresentam sistema nervoso difuso e os produtos do metabolismo são eliminados pela boca. A locomoção ocorre através de jatos de água nas medusas e alguns pólipos locomovem-se arrastando-se lentamente ou através de cambalhotas.

Esses animais são diblásticos, apresentando apenas ectoderma e endoderma. O corpo dos cnidários é revestido por uma epiderme formada a partir do ectoderma. No seu interior é possível observar uma cavidade chamada de cavidade gastrovascular, que é revestida pela gastroderme, formada a partir do endoderma. Entre a epiderme e a gastroderme está uma substância gelatinosa que recebe o nome de mesogleia.

Observe como é o corpo de um cnidário
Observe como é o corpo de um cnidário

São animais carnívoros e predadores que se alimentam de pequenos crustáceos, peixes e larvas de alguns animais. Para capturar sua presa, os cnidários utilizam normalmente seus tentáculos que possuem uma grande quantidade de cnidoblastos. Conhecidos também por células urticantes e cnidócitos, os cnidoblastos são encontrados em toda a epiderme do animal e apresentam um líquido em seu interior que causa bastante dor e paralisia na presa. No homem, essa toxina pode ocasionar irritações e queimaduras na pele.

As presas são digeridas parcialmente na cavidade gastrovascular com a ajuda de enzimas digestivas lançadas por células da gastroderme. O processo digestivo finaliza-se no interior de células dessa cavidade, ocorrendo posteriormente a difusão dos nutrientes para todas as outras células do corpo. Percebe-se, portanto, que a digestão desses animais é intra e extracelular.

A grande maioria das espécies apresenta duas formas corporais básicas durante seu ciclo de vida: o pólipo e a medusa. O pólipo, em sua grande maioria, é séssil, enquanto a medusa apresenta vida livre. Ambas as formas apresentam simetria radial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os pólipos, em geral, são fixos nos substratos, entretanto algumas espécies apresentam uma pequena movimentação
Os pólipos, em geral, são fixos nos substratos, entretanto algumas espécies apresentam uma pequena movimentação

Os cnidários apresentam reprodução sexuada ou assexuada. Na forma assexuada, eles podem reproduzir-se por processos de brotamento ou então de estrobilização. No brotamento, ocorre a formação de brotos, que depois de um período soltam-se, dando origem a outro ser. Na estrobilização ocorre a formação de medusas a partir de pólipos.

Na reprodução sexuada, observa-se frequentemente a liberação de óvulos e espermatozoides que são fecundados na água. Em algumas espécies, a fêmea retém os óvulos em sua cavidade gastrovascular e os espermatozoides penetram pela boca e fecundam-nos. O desenvolvimento normalmente é indireto com a formação de uma larva chamada de plânula. É possível observar a alternância de gerações na grande maioria das espécies, em que se alterna a formação de pólipos e medusas.

O filo Cnidaria pode ser dividido em cinco classes:

- Classe Hydrozoa: A maioria de seus representantes são pólipos e algumas espécies são de água doce. Como representante, podemos citar a Hydra.

- Classe Scyphozoa: Seus representantes são marinhos e possuem forma de medusa em grande parte do ciclo de vida. Como exemplo, podemos citar as águas-vivas.

- Classe Anthozoa: Seus representantes são exclusivamente pólipos e marinhos. Como exemplos, podemos citar as anêmonas-do-mar e os corais.

- Classe Cubozoa: São marinhos com forma de medusa predominante. Por apresentarem medusas em forma mais cúbica, recebem esse nome. Como exemplo, podemos citar a Chiropsalmus quadrumanus, uma espécie que causa muito acidentes em banhistas.

- Classe Staurozoa: São seres que apresentam apenas forma de medusa e vivem em águas profundas. Lucernaria quadricornis é um exemplo de representante da classe.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

As águas-vivas são representantes do filo Cnidaria e apresentam forma de medusa

As águas-vivas são representantes do filo Cnidaria e apresentam forma de medusa

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados