Alunos Online


Filo Echinodermata

Por: Mariana Araguaia Serpente-do-mar: indivíduo da Classe Ophiuroidea.

Serpente-do-mar: indivíduo da Classe Ophiuroidea.

Os equinodermos são animais triblásticos e celomados. Vivem em ambiente marinho, são dotados de espinhos em seus corpos e, na maioria dos casos, quando adultos, apresentam simetria pentarradial. Outra característica marcante desses indivíduos é a presença de um sistema hidrovascular, ou ambulacrário, que permite que a locomoção seja realizada com certa facilidade. Quanto a isso, um de seus representantes, o ouriço-do-mar, também utiliza seus espinhos para executar essa função.

Tais indivíduos, apesar de monoicos, não apresentam diferenciação significativa entre machos e fêmeas, ou seja: não há dimorfismo sexual. A reprodução é externa, com desenvolvimento indireto, ou seja: que passa por estágios larvais. Estas se apresentam com simetria bilateral.

Na maioria das espécies, o tubo digestório é completo, o sistema circulatório é rudimentar, e o sistema nervoso, pouco desenvolvido. Muitos equinodermos, também, possuem excelente capacidade de regeneração.

Os equinodermos são divididos em seis classes:

Classe Asteroidea: representada pelas estrelas-do-mar; dotadas por pelo menos cinco braços, unidos por um eixo central.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Classe Echinoidea: representada pelas bolachas-da-praia e ouriços-do-mar. Corpo esférico ou achatado, sem braços. Possuem dentes calcários, formando a lanterna-de-aristóteles: um aparelho raspador, que permite com que retirem seu alimento, incrustrado em superfícies rígidas.

Classe Ophiuroidea: representada pelas estrelas-serpentes. Semelhantes às estrelas-do-mar, diferem-se porque seus braços são mais esguios e ágeis, havendo uma clara delimitação entre eles e o eixo central. Além disso, intestino e ânus são ausentes.

Classe Crinoidea: representada pelos lírios-do-mar e penas-do-mar. Possuem corpo em forma de taça, com muitos braços, apresentando ramificações. Vivem fixadas em rochas, por um pedúnculo, ou executam movimentos livres. Vivem fixados ao substrato.

Classe Holoturoidea: representada pelos pepinos-do-mar. Corpo cilíndrico e ligeiramente alongado, tal como um pepino. Como não possuem carapaça, são animais moles e se locomovem com maior agilidade.

Classe Concentricycloidea: representada por animais discoides, muito diminutos, e que vivem em águas bastante profundas.