Alunos Online


Flagelos

Os flagelos são estruturas localizadas em alguns tipos celulares específicos que ajudam principalmente na movimentação da célula.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide

Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide

A célula é uma unidade complexa formada por várias estruturas que garantem a sua sobrevivência. Para se movimentar e capturar alimentos, por exemplo, muitas células contam com a presença de flagelos, estruturas eficientes constituídas a partir de microtúbulos e dineína, um tipo de proteína.

Os flagelos

Os flagelos são filamentos finos, formados por microtúbulos na sua porção central, que permitem que a célula nade por meios líquidos. Normalmente uma célula flagelada possui apenas um flagelo, que pode atingir em média 200 µm de comprimento e 0,2 µm de diâmetro.

A região central de um flagelo, que é chamada de axonema, é formada por microtúbulos e proteínas. Os microtúbulos do axonema estão dispostos em nove pares e formam um anel em torno de um par simples. Entre cada par que forma essa espécie de anel, são encontradas moléculas de dineína.

A movimentação dos flagelos é conseguida graças a um mecanismo que desencadeia o deslizamento dos microtúbulos. Um par de microtúbulos passa o outro, movendo-se sem que haja contração. Esse deslizamento é conseguindo graças às ligações de proteínas que unem os pares de microtúbulos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os flagelos são formados a partir de estruturas citoplasmáticas denominadas de corpúsculos basais. Esses corpúsculos formam a base dos flagelos e diferenciam-se do restante da estrutura porque apresentam microtúbulos dispostos em trios e não possuem o par central. Graças aos corpúsculos basais, os flagelos apresentam-se firmes na superfície celular.

Células Flageladas

Os flagelos são encontrados em diversos tipos de células, como protozoários, algas, nos gametas de plantas e até mesmo em animais. Em mamíferos, as únicas células que possuem flagelos são os espermatozoides.

Os flagelos bacterianos não possuem microtúbulos ou a proteína dineína, sendo formados apenas de uma proteína chamada de flagelina. Diferentemente dos flagelos com microtúbulos, os flagelos de bactérias giram em vez de realizarem o movimento ondulatório.

Curiosidade: Em alguns homens ocorrem defeitos hereditários que afeitam a dineína, ocasionando um problema chamado de síndrome de Kartagener. Nessa síndrome, cílios e flagelos são afetados e não conseguem realizar sua movimentação. Em razão da imobilidade dos espermatozoides, pessoas com síndrome de Kartagener são inférteis.