Alunos Online


Formas de economizar água

Dentre as formas de economizar água, podemos citar a redução do tempo de banho e o aproveitamento da água das chuvas.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos É importante desligar a torneira enquanto se ensaboa a mão, ligando-a apenas quando for enxaguar

É importante desligar a torneira enquanto se ensaboa a mão, ligando-a apenas quando for enxaguar

Muitas vezes utilizamos a água potável como se ela fosse um recurso infinito. Entretanto, esquecemo-nos de que as mudanças climáticas e a intervenção do homem na natureza estão causando grandes impactos nos recursos hídricos, diminuindo a disponibilidade dessa importante substância.

Diante de um quadro cada vez mais triste de falta de água potável, devemos ter em mente que a preservação das fontes que nos restam é fundamental. Para isso, devemos fazer o uso consciente desse recurso, além, é claro, de proteger as nascentes e evitar a poluição dos rios e lagos. A seguir, listaremos importantes formas de economizar água:

1- Tome banhos rápidos: Ao tomar banho, lembre-se sempre de ligar o chuveiro para se molhar, desligá-lo ao se ensaboar e ligá-lo novamente apenas para retirar o sabão. Com essa atitude simples, pode ser feita uma economia de mais de 100 litros de água.

2- Escove os dentes com a torneira desligada: Assim como no banho, é importante manter a torneira desligada enquanto se escova os dentes, ligando-a novamente apenas para enxaguar a boca. Dessa forma, a economia pode ser de até três litros de água.

3- Desligue a torneira ao ensaboar as louças: Ao lavar as louças, a recomendação é retirar o excesso de sujeira, molhar e desligar a torneira para ensaboá-las. É importante ensaboar todas as louças e só depois começar o enxágue. Essa atitude pode render uma economia de mais de 100 litros de água.

4- Faça manutenção nos encanamentos: É fundamental observar sempre se não há vazamentos em casa. A manutenção evita o desperdício e protege contra danos causados pela infiltração.

5- Conserte torneiras e descargas com defeitos: Uma torneira pingando e uma descarga desregulada podem gerar grandes gastos de água. Sendo assim, é fundamental sempre verificar se o vaso sanitário está funcionando adequadamente e dar maior atenção àquele pequeno pinga-pinga da torneira. Estima-se que uma torneira pingando gaste até 20 litros de água por minuto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6- Mantenha as piscinas cobertas: Não cobrir as piscinas pode fazer com que a água se perca por evaporação. Dependendo do tamanho da piscina, você pode perder até três mil litros de água por mês.

7- Evite regar plantas com mangueiras: Para molhar as plantas, o mais recomendado é usar a água das chuvas, que pode ser coletada com um balde. Outro ponto importante é regá-las sempre em horários mais frios do dia, como pela manhã ou à noite. Em dias frios, pode-se optar por molhar as plantas um dia sim e outro não.

8- Lave o carro apenas com um balde de água: Utilizar mangueira para lavar o carro pode gerar um gasto de até 600 litros de água. Sendo assim, recomenda-se que apenas um balde de água seja utilizado para lavagem e que esta seja feita, se possível, apenas uma vez por mês.

9- Utilize vassouras para limpar as calçadas: Nunca utilize água para limpar as calçadas e quintal. Caso seja necessário retirar alguma mancha, opte por utilizar a água das chuvas ou aquela liberada pela máquina de lavar.

10- Sempre que possível, reaproveite a água das chuvas e da máquina de lavar: Reaproveitar a água das chuvas e da máquina para fins não potáveis faz com que mais água potável fique disponível.

Se cada um fizer a sua parte, podemos evitar o agravamento da crise hídrica! Economize!

Artigos Relacionados