Fototropismo

O fototropismo é um movimento vegetal no qual ocorre a curvatura da planta em resposta à luz. Esse movimento pode ser negativo ou positivo.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Observe o crescimento do vegetal orientado em direção à luz
Observe o crescimento do vegetal orientado em direção à luz
PUBLICIDADE

Denominamos de tropismo uma resposta da planta a determinado estímulo que gera um crescimento envolvendo uma curvatura do vegetal para aproximar-se ou se afastar desse estímulo. O fototropismo é um exemplo de tropismo.

O que é o fototropismo?

O fototropismo é um crescimento que gera uma curvatura da planta em resposta à luz. Ele pode ser positivo ou negativo:

  • Fototropismo positivo: No fototropismo positivo, o crescimento do vegetal ocorre em direção à fonte luminosa. Esse crescimento é uma forma de a planta conseguir luz, a qual é utilizada para diferentes processos, tais como a fotossíntese.

  • Fototropismo negativo: No fototropismo negativo, o crescimento do vegetal ocorre no sentido contrário à fonte luminosa. A raiz apresenta fototropismo negativo.

O fototropismo pode ser observado de uma maneira bastante simples. Para verificar esse processo, basta colocar uma planta dentro de uma caixa, deixando apenas uma pequena abertura que permite a passagem da luz. Após algum tempo, é possível perceber que a planta está crescendo em direção a essa abertura.

Como ocorre o fototropismo?

O fototropismo acontece graças a um hormônio denominado de auxina, o qual está relacionado, entre outros efeitos, com o controle do alongamento celular. No fototropismo, observa-se uma redistribuição da auxina de maneira desigual, que é mediada por um fotorreceptor.

Verifique como a luz promove a migração da auxina para o lado contrário ao iluminado
Verifique como a luz promove a migração da auxina para o lado contrário ao iluminado

Quando surge uma fonte luminosa de maneira unilateral, verifica-se que a auxina migra para o sentido contrário àquele que se apresenta iluminado. Como a auxina está relacionada com o alongamento das células, percebe-se que, do lado não iluminado, as células alongam-se, causando um crescimento diferencial. Esse crescimento leva a uma curvatura que constitui uma resposta à luz: o fototropismo.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Desinências
Revise os principais tipos de flexões das desinências.

..................................................

Capivara
Conheça aspectos do maior roedor do mundo agora mesmo!

..................................................