Fototropismo

O fototropismo é um movimento vegetal no qual ocorre a curvatura da planta em resposta à luz. Esse movimento pode ser negativo ou positivo.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Observe o crescimento do vegetal orientado em direção à luz
Observe o crescimento do vegetal orientado em direção à luz
PUBLICIDADE

Denominamos de tropismo uma resposta da planta a determinado estímulo que gera um crescimento envolvendo uma curvatura do vegetal para aproximar-se ou se afastar desse estímulo. O fototropismo é um exemplo de tropismo.

O que é o fototropismo?

O fototropismo é um crescimento que gera uma curvatura da planta em resposta à luz. Ele pode ser positivo ou negativo:

  • Fototropismo positivo: No fototropismo positivo, o crescimento do vegetal ocorre em direção à fonte luminosa. Esse crescimento é uma forma de a planta conseguir luz, a qual é utilizada para diferentes processos, tais como a fotossíntese.

  • Fototropismo negativo: No fototropismo negativo, o crescimento do vegetal ocorre no sentido contrário à fonte luminosa. A raiz apresenta fototropismo negativo.

O fototropismo pode ser observado de uma maneira bastante simples. Para verificar esse processo, basta colocar uma planta dentro de uma caixa, deixando apenas uma pequena abertura que permite a passagem da luz. Após algum tempo, é possível perceber que a planta está crescendo em direção a essa abertura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como ocorre o fototropismo?

O fototropismo acontece graças a um hormônio denominado de auxina, o qual está relacionado, entre outros efeitos, com o controle do alongamento celular. No fototropismo, observa-se uma redistribuição da auxina de maneira desigual, que é mediada por um fotorreceptor.

Verifique como a luz promove a migração da auxina para o lado contrário ao iluminado
Verifique como a luz promove a migração da auxina para o lado contrário ao iluminado

Quando surge uma fonte luminosa de maneira unilateral, verifica-se que a auxina migra para o sentido contrário àquele que se apresenta iluminado. Como a auxina está relacionada com o alongamento das células, percebe-se que, do lado não iluminado, as células alongam-se, causando um crescimento diferencial. Esse crescimento leva a uma curvatura que constitui uma resposta à luz: o fototropismo.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Regra de três
Listamos os três erros mais comuns em regra de três.

..................................................

Fígado
Você conhece todas as funções desse órgão no organismo?

..................................................