Alunos Online


Fratura, luxação e entorse

Fratura, luxação e entorse são lesões que afetam o sistema esquelético e requerem atenção médica imediata para evitar maiores problemas para o organismo.

O sistema esquelético pode ser atingido por diferentes tipos de lesões que podem causar danos à movimentação e até mesmo colocar em risco a nossa sobrevivência. As lesões que mais acontecem relacionam-se com a quebra de ossos, deslocamento dessas estruturas e problemas com os ligamentos encontrados nas articulações. A seguir diferenciaremos os principais tipos de lesão que ocorrem em nosso organismo.

Fraturas

Sem dúvidas, as fraturas são as lesões que mais ocorrem em nossos ossos. Elas podem ser definidas como a quebra do osso, ou seja, uma perda da continuidade desse órgão. Essa perda de continuidade pode ser ocasionada pela aplicação de uma força maior do que o osso pode suportar, como uma pancada forte.

As fraturas podem ser classificadas de diferentes formas. Denominamos de fratura incompleta aquela em que o osso quebra-se parcialmente, ou seja, o rompimento não ocorreu em toda a extensão do osso. Já a fratura completa ocorre quando o osso rompe-se por completo.

Podemos classificar ainda as fraturas de acordo com a integridade da pele no local da lesão. Nas fraturas expostas, o osso quebra e sai para fora da pele, causando seu rompimento. Já as fraturas fechadas são aquelas que não provocam nenhum dano à pele, que permanece completamente íntegra.

Tanto as fraturas fechadas como as fraturas expostas merecem atenção. No caso da fratura fechada, é comum observar o inchaço do local e seu arroxeamento. Normalmente essas lesões são acompanhadas de dor e de dificuldade de movimentação do local que foi lesionado. As fraturas expostas, por sua vez, podem causar perda de sangue e risco de contaminação.

Luxação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A luxação ocorre quando um osso sai da sua posição normal. Geralmente a luxação provoca dor e dificuldade de movimentação da estrutura afetada. Ao analisar um órgão que sofreu essa lesão, é possível observar certa deformidade.

As luxações podem ocorrer em consequência de movimentos bruscos e também por causa de traumatismos. Entre os locais mais sujeitos à luxação, podemos citar a mandíbula, joelhos, punhos, cotovelos, dedos e ombros.

Na luxação, o osso sai do seu local original
Na luxação, o osso sai do seu local original

Entorses

As entorses são lesões que não afetam o osso em si, mas, sim, os ligamentos que garantem a união dos ossos nos locais das articulações. Essa lesão caracteriza-se pelo esticamento exagerado e além da capacidade do ligamento. Algumas vezes o esticamento é tão intenso que causa a ruptura dessa estrutura. Para evitar esse problema, recomenda-se alongamento e realização de atividades físicas.

Nas entorses, observa-se o esticamento dos ligamentos e até mesmo seu rompimento
Nas entorses, observa-se o esticamento dos ligamentos e até mesmo seu rompimento

Como proceder em caso de lesões no sistema esquelético?

Em todos os casos de lesões, é essencial procurar ajuda médica e manter o local imobilizado para evitar maiores danos. Nenhum medicamento deve ser ingerido e nenhum produto deve ser passado na lesão. O único procedimento recomendado é a realização de compressas frias para diminuir o inchaço. Em caso de fraturas expostas, é importante cobrir o local com pano limpo para evitar contaminação.

Na fratura, observa-se a quebra do osso. Na figura acima, temos uma fratura fechada

Na fratura, observa-se a quebra do osso. Na figura acima, temos uma fratura fechada

Por: Vanessa Sardinha dos Santos