Alunos Online


Fruta ou fruto?

Fruta ou fruto? Algumas vezes, fazemos confusão na hora de usar esse termo, mas não podemos esquecer que fruta é um termo popular e que fruto é um termo botânico.

Fruto ou fruta? Frequentemente essa pergunta é lançada e até hoje muitas pessoas confundem-se com relação a esses termos. Temos que ter em mente que fruto é um termo botânico e que fruta é um termo popular, devendo ser usados em situações diferentes.


O que é um fruto?

Fruto é um termo botânico utilizado para indicar uma estrutura presente em angiospermas que é resultado de um ou mais ovários desenvolvidos. Os frutos são uma importante novidade evolutiva das angiospermas, sendo responsáveis por proteger a semente e também ajudar no processo de dispersão.

Leia também: Dispersão de frutos e sementes

A abóbora é um fruto
A abóbora é um fruto

Existem diferentes tipos de frutos, que são classificados de diferentes formas. Uma das formas de classificar os frutos é em secos e carnosos. Enquanto os frutos carnosos apresentam o pericarpo (parede do fruto que se desenvolve a partir da parede do ovário) macio, os frutos secos apresentam pericarpos secos.

Os frutos podem ser classificados ainda em simples, agregados e múltiplos. O fruto simples é formado a partir de um único carpelo (unidade fundamental do gineceu) ou vários carpelos unidos. Os agregados são formados por vários carpelos separados de uma única for. Os múltiplos derivam de inflorescências

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Abacate, berinjela, kiwi, pepino, vagem, abóbora, limão, laranja, quiabo, pêssego, ameixa, cajá, banana, acerola e melão são alguns exemplos de frutos.

Fruto e fruta são termos usados em situações distintas
Fruto e fruta são termos usados em situações distintas


O que é uma fruta?

Fruta é um termo popular usado normalmente para identificar frutos que possuem sabor adocicado e são comestíveis, tais como a laranja, caqui, melancia, kiwi, pêssego e ameixa. O termo fruta é usado para se referir também a pseudofrutos, também chamados de frutos acessórios (apresentam partes carnosas formadas em grande parte por tecido não carpelar), que possuem sabor adocicado, como a maçã, o morango e o caju.

O morango é uma fruta e um pseudofruto
O morango é uma fruta e um pseudofruto

IMPORTANTE: É muito comum ouvir as pessoas dizerem que toda fruta é um fruto, mas nem todo fruto é uma fruta. Entretanto, não podemos fazer essa afirmação, pois, como vimos, também temos frutas que são pseudofrutos.

O pêssego é um fruto e uma fruta

O pêssego é um fruto e uma fruta

Por: Vanessa Sardinha dos Santos