Alunos Online


Gastrite

Tipo de inflamação do revestimento do estômago, a gastrite pode apresentar diferentes causas e, entre os sintomas dessa doença, estão dor e sensação de saciedade.

 A gastrite é uma doença que afeta várias pessoas em todo o mundo, principalmente as mais idosas. Ela pode ser definida como uma inflamação que atinge o revestimento mucoso do estômago. Esse revestimento atua na proteção desse órgão contra os ácidos produzidos durante a digestão e outros agentes que podem causar irritação. Entretanto, essa estrutura protetora pode ser também acometida, o que origina a gastrite.

→ Fatores que desencadeiam a gastrite

A gastrite pode ser provocada por diferentes agentes, portanto, é necessária uma avaliação médica para identificar melhor suas causas. Entre os principais agentes causadores de gastrite, podemos citar:

  • Infecção pela bactéria Helicobacter pylori;
  • Medicamentos, tais como anti-inflamatórios e antibióticos;
  • Alimentação inadequada;
  • Uso de bebidas alcoólicas.
  • Gastrite autoimune (causada por anticorpos que agridem o próprio organismo).

→ Sintomas da gastrite

A gastrite, como dito anteriormente, é uma inflamação do estômago, que pode ser do tipo aguda ou crônica. Por atingir esse órgão, o principal sintoma é a dor ou sensação de queimação na região da boca do estômago (região epigástrica). Além disso, outras sensações desagradáveis podem surgir, como sensação de estômago cheio, que permanece independentemente da quantidade de comida ingerida, falta de apetite, náuseas e vômitos. Vale frisar que pode ocorrer complicações como as úlceras gástricas, as quais estão bastante relacionadas com a presença de H. pylori.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Tratamento da gastrite

O tratamento da gastrite dependerá da identificação de suas causas, portanto, deverá ser individual e indicado por um médico. É importante destacar que, para descobrir essas causas, o médico deve avaliar os sintomas e histórico familiar, bem como deve realizar exames para detectar a presença de bactéria e analisar o tipo de inflamação. A endoscopia com biópsia é um dos exames mais solicitados nesse caso.

Após descoberta a causa da gastrite, inicia-se o tratamento. No caso da gastrite causada pela H. pylori, por exemplo, recomenda-se a utilização de antibióticos e de medicamentos para diminuir a acidez estomacal. No caso da gastrite causada por ingestão de medicamentos, por sua vez, solicita-se que o medicamento seja suspenso. Apesar das diferenças de intervenção médica, de uma maneira geral, recomenda-se uma maior atenção aos hábitos alimentares, evitando-se alimentos e bebidas que podem ser responsáveis por algumas irritações. Principais recomendações em caso de gastrite:

  • Não fumar;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas;
  • Mastigar bem os alimentos;
  • Evitar longos períodos de jejum;
  • Evitar o excesso de café, chá preto, mate e chocolate;
  • Diminuir o uso de condimentos (pimentas e temperos prontos, por exemplo);
  • Diminuir o consumo de alimentos processados;
  • Evitar alimentos gordurosos e frutas em geral. 
A gastrite pode desencadear muita dor na região do estômago

A gastrite pode desencadear muita dor na região do estômago

Por: Vanessa Sardinha dos Santos