Alunos Online


Gripe

Gripe é o nome dado à infecção respiratória provocada pelo vírus Influenza, da família dos Ortomixovírus. Ele possui três subtipos: A, B e C; sendo o A e o B os que mais frequentemente adoecem indivíduos da nossa espécie.

Seus sintomas incluem febre alta, calafrios, tosse seca e/ou espirros, dores no corpo e de cabeça, cansaço, entupimento do nariz e/ou coriza e irritação na garganta. Sua duração varia, aproximadamente, entre três dias e duas semanas.

Ao espirrar, tossir ou mesmo falar, a pessoa acometida libera, juntamente com as gotículas de água provenientes de tais atos, partículas virais da gripe. Estas, ao serem inaladas por outras pessoas, podem provocar o mesmo quadro, cerca de sete dias depois. Uma vez que temos o hábito de levar a mão à boca ao espirrarmos ou tossirmos; pessoas infectadas, ao tocarem objetos ou mesmo as mãos de outras pessoas, podem disseminar o vírus para tais locais, propiciando novas infecções: são os contágios indiretos.

A gripe costuma cessar em até duas semanas, sem provocar sequelas nas pessoas acometidas. No entanto, tratando-se de crianças, idosos e pessoas com a imunidade comprometida, pode ser fatal, principalmente se o quadro não for bem acompanhado por equipe médica. Isso porque, com a imunidade baixa, o organismo do paciente pode estar sujeito a infecções secundárias, como pneumonia, sinusite, otite e bronquite.

O tratamento se foca na adoção de medidas para melhorar a qualidade de vida do paciente e prevenir complicações. Assim, inclui repouso, uma boa alimentação, alta ingestão de líquidos, e o uso de fármacos para o controle da febre, dor e desconfortos nasais.

Uma vez que os vírus Influenza se modificam constantemente, não existem fármacos 100% eficazes para serem utilizados na prevenção da doença. No entanto, de acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente são desenvolvidas vacinas com os tipos virais da gripe que ocorreram com maior frequência no ano anterior, protegendo as pessoas vacinadas com eficácia considerável. Elas são recomendadas para pessoas com 60 anos de idade ou mais, portadores de doenças crônicas ou imunocomprometidas, e profissionais da saúde.

Uma vez que a vacina não é destinada a todas as pessoas, e também considerando os aspectos relativos à sua eficácia descritos anteriormente; algumas medidas são muito importantes para prevenir a gripe. São elas:

- Lavar bem as mãos, frequentemente;
- Não levar as mãos à boca, olhos ou nariz;
- Evitar o contato direto com pessoas gripadas ou que estejam tossindo ou espirrando;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados;
- Manter o ambiente doméstico arejado;
- Dormir pelo menos seis horas por dia;
- Ter uma boa alimentação, ingerir líquidos frequentemente e praticar atividade física.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
É recomendável que pessoas acometidas pela gripe utilizem lenços descartáveis paracobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitando que nova

É recomendável que pessoas acometidas pela gripe utilizem lenços descartáveis para
cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitando que nova

Por: Mariana Araguaia