Alunos Online


Heterocromia

A heterocromia é uma condição rara em que um olho apresenta coloração distinta do outro. Essa anormalidade pode ser genética ou adquirida com ferimentos, por exemplo.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos A heterocromia é uma condição em que as pessoas apresentam olhos com coloração diferente

A heterocromia é uma condição em que as pessoas apresentam olhos com coloração diferente

Você já conheceu pessoas que apresentam um olho de cada cor? Essa condição é conhecida como heterocromia e é, normalmente, ocasionada por uma anormalidade genética, que provoca a pigmentação em excesso ou a falta de pigmentação na íris. Além de características genéticas, a heterocromia pode surgir por causa de doença ou ferimentos.

→ Cor dos olhos e a heterocromia

Sabemos que a cor da íris é determinada pela concentração e distribuição da melanina nessa parte do olho e está relacionada a fatores genéticos e fisiológicos. A heterocromia afeta exatamente esse ponto: a quantidade de melanina em cada área da íris.

Normalmente, a heterocromia é benigna, não causando nenhum dano aos humanos, entretanto, ela pode surgir em associação com algumas síndromes como a de Sturge-Weber e de Waardenburg. Existe ainda a heterocromia adquirida que pode ser ocasionada por traumatismos ou pela entrada de corpos estranhos. Assim sendo, não é possível afirmar com clareza que não se trata de nenhum problema, e é fundamental procurar um médico para esclarecimento de dúvidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Classificação da heterocromia

A heterocromia pode ser classificada em dois tipos básicos: heterocromia iridis e heterocromia iridum.

  • Heterocromia Iridis: Nessa condição, também chamada de heterocromia completa, observamos que um olho apresenta coloração distinta em relação ao outro. Esse tipo de heterocromia é rara em humanos, entretanto, comum em outros animais, como gatos e cachorros.

  • Heterocromia Iridum: Nesse caso, também chamado de heterocromia segmentar, observamos um pequeno segmento da íris com coloração diferente.

→ Famosos com heterocromia

Alguns famosos apresentam heterocromia, como é o caso de Kate Bosworth*

Você sabia que atriz Kate Bosworth apresenta heterocromia (foto acima)? Além dela, podemos citar a atriz Mila Kunis, o vocalista do Rage Against the Machine, Tim McIlrath, e o jogador de basebol Max Scherzer.

*Crédito da imagem: Kathy Hutchins | Shutterstock.com