Alunos Online


Hipertensão arterial

A hipertensão arterial é uma doença grave que está relacionada com vários casos de infarto, AVC e falência dos rins.

A hipertensão arterial, também chamada popularmente de pressão alta, é caracterizada por pressões arteriais com valores superiores a 140/90mmHg (14 por 9). Essa condição é grave e pode atingir pessoas de qualquer sexo e qualquer idade, mas é mais frequente em pessoas com idade mais elevada.

Pacientes com histórico da doença na família ou que sofrem de problemas como obesidade, alcoolismo e estresse correm sérios riscos de desenvolver uma hipertensão arterial. Além disso, idosos, pessoas sedentárias e que fazem uso exagerado de sal na alimentação são fortes candidatos a apresentar essa perigosa doença.

Apesar de ser uma doença silenciosa, muitas vezes nem sentida pelos pacientes, a hipertensão pode emitir alguns sinais. Quando a pressão arterial eleva-se, é comum que o paciente sinta mal-estar, dores de cabeça, cansaço, tontura e visão turva. Em casos mais graves, podem ocorrer sangramento no nariz, falta de ar, náusea e vômitos.

A hipertensão é bastante grave e pode desencadear problemas sérios de saúde. Dentre os principais problemas ocasionados por essa doença, destacam-se:

- Infarto do miocárdio;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Insuficiência cardíaca;

- Angina.

- Acidente vascular encefálico;

- Falência dos rins;

- Pré-eclâmpsia e eclâmpsia em mulheres grávidas.

Essa doença não possui cura, mas se seguidas as recomendações médicas, ela pode ser controlada. O tratamento da hipertensão geralmente é feito com o uso de medicamentos anti-hipertensivos. Além disso, recomenda-se que uma alimentação saudável, com pouca quantidade de sal e gordura, seja adotada. Realizar exercícios físicos, tratar a obesidade, reduzir o consumo de álcool, parar de fumar e controlar o estresse são outros pontos que merecem destaque.

É importante que todas as pessoas, independentemente de terem ou não hipertensão, procurem regularmente o cardiologista. Recomenda-se que pessoas com esse problema procurem esse profissional a cada seis meses para que seu quadro seja analisado. Além disso, é fundamental que o tratamento dos hipertensos nunca seja interrompido, mesmo quando o paciente não sente mais nenhum sintoma.

Lembre-se de que a hipertensão é um problema grave e responsável pela morte de uma grande quantidade de pessoas todos os anos. Cuide-se!

Pessoas hipertensas apresentam pressão superior a 140/90mmHg

Pessoas hipertensas apresentam pressão superior a 140/90mmHg

Por: Vanessa Sardinha dos Santos