Hipófise

A hipófise é uma importante glândula relacionada com a produção de importantes hormônios, tais como o hormônio do crescimento e a prolactina.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
A hipófise é formada pela neuro-hipófise e pela adeno-hipófise
A hipófise é formada pela neuro-hipófise e pela adeno-hipófise
PUBLICIDADE

A hipófise é uma importante glândula de aproximadamente 0,5 g em um adulto que faz parte do sistema endócrino. Essa glândula é do tipo endócrina, por isso é responsável por secretar substâncias (hormônios) que são lançados na corrente sanguínea.

→ Principais características da hipófise

A hipófise é uma glândula localizada na cavidade do osso esfenoide que se liga ao hipotálamo por um pedículo. Ela apresenta origem embrionária dupla, com uma porção de origem nervosa e outra de origem ectodérmica. Diante dessa dupla procedência, é possível observar duas porções:

  • Neuro-hipófise: É a porção nervosa da hipófise. Ela apresenta duas porções: a pars nervosa e o pedículo de fixação. Na pars nervosa, não há células secretoras, e os componentes mais importantes são os neurônios secretores. Nessa porção da hipófise, não são produzidos hormônios, porém há o armazenamento de dois hormônios nas terminações nervosas dos neurônios, os quais apresentam corpos celulares no hipotálamo. Esses dois hormônios liberados são:

- Hormônio antidiurético: Aumenta a reabsorção de água nos rins, reduzindo o volume e aumentando a concentração da urina.

- Ocitocina: Estimula a contração do útero no momento do parto e a liberação de leite.

  • Adeno-hipófise: Essa porção é originada da ectoderma e não possui nenhuma conexão anatômica com o sistema nervoso. A adeno-hipófise apresenta três porções: a par distalis, a pars tuberalis e a pars intermedia. A pars distalis é chamada de lobo anterior; a pars nervosa, juntamente com a pars intermedia, forma o lobo posterior da hipófise.

    Na pars distalis, são encontradas células produtoras de hormônios, os quais são armazenados em grânulos de secreção. Os hormônios produzidos nessa parte da hipófise são:

- Hormônio do crescimento: Promove o crescimento de ossos, garantindo nosso desenvolvimento.

- Prolactina: Promove o desenvolvimento da glândula mamária e estimula a secreção do leite.

- Hormônio foliculoestimulante: Estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos e a produção de estrógeno. Nos homens, atua na produção de espermatozoides.

- Hormônio luteinizante: Garante a secreção de progesterona e promove a ovulação em mulheres. Estimula as células de Leydig em homens, além da secreção de andrógenos.

- Hormônio estimulante da tireoide: Estimula a produção de hormônios da tireoide.

- Hormônio adrenocorticotrófico: Estimula a secreção de glicocorticoides pela adrenal.

- Hormônio melanotrópico: Estimula a produção de melanina.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Divisão binária
Por que a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada?

..................................................

Tritongo
Você sabe identificar esse tipo de encontro vocálico?

..................................................