Importância da água para o organismo

A importância da água para o organismo está no fato de que ela atua em diferentes reações químicas e processos fisiológicos.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
A água exerce funções importantes no organismo, tais como regular a temperatura
A água exerce funções importantes no organismo, tais como regular a temperatura
PUBLICIDADE

A água é fundamental para a sobrevivência de todos os organismos vivos. Sem ela, não existiria nenhuma das formas de vida conhecidas e nosso planeta seria muito diferente do que observamos hoje.

Essa substância possui as mais variadas funções no organismo humano e faz parte até mesmo da sua composição. Estima-se que um adulto saudável possua cerca de 60% de seu peso corpóreo proveniente da água, sendo esse valor ainda maior em bebês, que podem ter até 80% de seu corpo formado por ela. Toda essa água é mantida em compartimentos extracelulares (fora das células, principalmente no plasma) e intracelulares (interior das células).

A água que compõe o organismo apresenta as mais variadas funções, sendo uma das mais importantes o favorecimento de um ambiente propício para a realização de reações químicas. Graças à sua capacidade de atuar como solvente, ela dissolve substâncias, como minerais, vitaminas e aminoácidos, deixando-as disponíveis para uso pela célula.

Esse valioso recurso também é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo, uma vez que é um dos principais componentes do plasma sanguíneo. Além do transporte de substâncias boas para as células, a água ajuda a eliminar substâncias resultantes dos processos metabólicos.

Podemos perceber, portanto, que a excreção também é uma das funções da água. A urina, por exemplo, é composta por cerca de 95% de água, sendo o restante formado por substâncias tóxicas e/ou que estão em excesso no organismo e que devem ser eliminadas. Além da excreção, a água participa de outros processos fisiológicos, como a digestão, absorção e respiração.

Cerca de 60% do peso do corpo é constituído por água
Cerca de 60% do peso do corpo é constituído por água

Outra função importante e bastante conhecida da água é a regulação da temperatura por meio do suor, uma substância produzida pelas glândulas sudoríparas. O suor é lançado na pele quando nossa temperatura começa a aumentar. Ao evaporar, ele faz com que o corpo perca calor, garantindo a manutenção da temperatura adequada.

Além dessas funções, a água protege o organismo de diversas formas. As lágrimas, por exemplo, que são ricas em água, evitam o ressecamento da córnea e promovem sua limpeza. Já o líquido amniótico evita choques que poderiam causar danos ao bebê. O líquido sinovial, por sua vez, ajuda a diminuir o atrito entre duas extremidades ósseas, protegendo contra o desgaste.

Diante da importância da água para a manutenção da vida, é fundamental a ingestão adequada e constante dessa substância. Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda uma ingestão de pelo menos dois litros de água diariamente para garantir o bom funcionamento do organismo.

Hidrate-se!

Curiosidade: Você sabia que, sem água, o corpo humano consegue funcionar por apenas três dias?

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Objeto direto
Você consegue identificar esse termo em uma oração?

..................................................

Pacto colonial
Quais as regras impostas por esse pacto mercantilista?

..................................................