Alunos Online


Importância das bactérias para o homem

Bactériassão micro-organismos procariontes pertencentes ao Reino Monera. Elas são encontradas em todas as regiões do planeta, sendo por isso chamadas de seres cosmopolitas. São causadoras de diversas doenças, como meningite, hanseníase, botulismo, impetigo, cólera, tifo, gonorreia, entre tantas outras, mas também são consideradas benéficas para a humanidade, veja por quê!

As bactérias Lactobacillus e Streptococcus são amplamente utilizadas na indústria de laticínios, na fabricação de queijos, iogurtes e requeijões, pois elas, através da fermentação, transformam a lactose em ácido láctico. Já as bactérias do gênero Acetobacter são utilizadas na produção de vinagre, pois elas têm a capacidade de converter o álcool presente no vinho em ácido acético. Aqueles temperos que por vezes utilizamos na cozinha para dar mais sabor aos alimentos são feitos a partir de ácido glutâmico, que é produzido por uma bactéria pertencente ao gênero Corynebacterium.

Esses micro-organismos também têm grande importância para a indústria farmacêutica, pois é através delas que alguns medicamentos são produzidos, como por exemplo, a neomicina, terramicina, estreptomicina, cloraninicol, farmicetina etc. Além de medicamentos, as bactérias também produzem vitaminas, como é o caso da bactéria Propionilbacterium freudenreichii, que sintetiza a vitamina B12. As bactérias também são aplicadas na fabricação de butanol, acetona, metanol, bioinseticidas etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o avanço da tecnologia, pesquisadores têm conseguido modificar os genes de certas bactérias para que elas passem a produzir substâncias importantes, principalmente no tratamento de doenças. No mercado, já é possível encontrar insulina e hormônio do crescimento idêntico ao humano, mas que foram sintetizados por bactérias.

Não podemos nos esquecer das bactérias que vivem associadas a outros organismos, como é o caso da bactéria do gênero Rhizobium, que se associam a plantas leguminosas e às milhares de bactérias que vivem no interior do nosso corpo, a maior parte no sistema digestivo, como a Escherichia coli.

Além de serem empregadas na fabricação de tantas coisas importantes, as bactérias, juntamente com os fungos, são os responsáveis por decomporem toda a matéria orgânica presente no solo e na água. Por esse motivo, são utilizadas como biorremediadores, ou seja, utilizados para “limparem” áreas que foram contaminadas por algum poluente.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

As bactérias nem sempre causam prejuízos à humanidade

As bactérias nem sempre causam prejuízos à humanidade

Por: Paula Louredo Moraes