Alunos Online


Importância do uso do protetor solar

A importância do uso do protetor solar está no fato de que esse produto protege contra os efeitos nocivos do sol, os quais podem causar fotoenvelhecimento e câncer.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos O protetor solar ajuda a diminuir os danos causados pelos raios ultravioleta do sol

O protetor solar ajuda a diminuir os danos causados pelos raios ultravioleta do sol

Os protetores solares, também chamados de filtros solares, são extremamente importantes, pois ajudam a diminuir os efeitos nocivos dos raios solares. Esses produtos diminuem a quantidade de radiação ultravioleta vinda do Sol que penetra em nossa pele por meio de mecanismos de absorção, dispersão ou reflexão da radiação. Mas, afinal, por que é tão importante nos prevenirmos da radiação solar?


Importância do protetor solar

Sabemos que a luz do sol é importante para a nossa saúde, estando relacionada, por exemplo, com o aumento de vitamina D no organismo. Porém, os raios ultravioleta podem, dependendo da predisposição genética, do tempo e do horário da exposição, causar danos, como o câncer de pele.

Os protetores solares surgiram inicialmente para proteger contra queimaduras de pele causadas pelo Sol. Entretanto, sua função vai além disso, estando relacionados com a proteção contra vários outros danos ao corpo. Podemos citar como principais funções atribuídas ao protetor solar:

  • Evita queimaduras solares;

  • Previne o fotoenvelhecimento (envelhecimento da pele pela radiação ultravioleta);

  • Protege contra alguns tipos de câncer de pele.

Ao surgirem manchas na pele que mudam de tamanho, forma ou sangram, é importante procurar um médico para descartar a hipótese de câncer de pele
Ao surgirem manchas na pele que mudam de tamanho, forma ou sangram, é importante procurar um médico para descartar a hipótese de câncer de pele

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como usar o protetor solar

O protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo nos dias nublados e com chuva. Deve ser passado em toda parte do corpo que será exposta ao sol, como rosto, braços e mãos.

É recomendado que o protetor solar seja usado de duas em duas horas e seja reaplicado sempre depois do contato com a água. Para melhor aproveitamento, recomenda-se ainda que o produto seja aplicado pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol.

Um ponto importante que merece destaque é o fator de proteção solar (FPS). O FPS nada mais é que o tempo a mais que uma pele com protetor solar pode ficar exposta ao sol em comparação a uma pele desprotegida. Protetores com FPS maiores oferecem uma maior proteção.

É recomendado sempre utilizar o fator de proteção solar 15 ou maior
É recomendado sempre utilizar o fator de proteção solar 15 ou maior

É recomendado o uso de protetores solares com no mínimo FPS 15. Pessoas com pele mais clara, que apresentam menos produção de melanina (proteína que dá cor aos pelos e protege as células contra as ações nocivas da radiação solar), devem optar por protetores solares com FPS maior.

Leia mais sobre: Fator de Proteção Solar (FPS)