Alunos Online


Insetos (Classe Insecta)

Por: Mariana Araguaia Alguns representantes dos insetos.

Alguns representantes dos insetos.

Reino:  Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta

 

Insetos são animais pertencentes ao Filo Arthropoda, representado por animais com corpo articulado, dotado de esqueleto externo (exoesqueleto) e com simetria bilateral. Esse filo é dividido nos subfilos crustacea, chelicerata e uniramia.

Insetos pertencem a este último citado, e possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; com um par de antenas; três pares de pernas e, quando possuem, dois pares de asas. Esses animais são os mais representativos dentre os artrópodes, motivo pelo qual muitos artrópodes não insetos são, erroneamente, considerados como tais.

Geralmente possuem tamanho diminuto e capacidade de voo, permitindo ao longo do tempo a colonização de diversos ambientes. Epiderme impermeável, ovo coberto com casca e excreção de ácido úrico (evitando perda desnecessária de água), são fatores que facilitam ainda mais quanto a esse fator.

O aparelho bucal desses indivíduos varia de acordo com o hábito alimentar. Adaptações para sugar, sugar e picar, picar, triturar, ou mesmo lamber, são algumas delas. Na cabeça há, também, um par de olhos compostos, e três ocelos.

Na região do abdome localiza-se o órgão copulador, ou ovopositor, e também cercos sensoriais: estruturas capazes de captar com precisão as condições do ambiente.

Feromônios podem ser considerados como uma complementação do sistema de comunicação desses indivíduos, já que permite a troca de mensagens por meio de sinais odoríferos. Tais substâncias são, também, muito importantes na atração de parceiros reprodutivos, em muitas espécies. Hormônios produzidos pela glândula cefálica controlam a metamorfose e períodos de troca do exoesqueleto.

Insetos possuem respiração traqueal e sistema circulatório lacunar. O sistema digestório é completo, com digestão extracelular. Túbulos de Malpighi são responsáveis pela excreção.

Exemplos de insetos: Traças de livro, libélulas, baratas, cupins, gafanhotos, grilos, bichos-pau, piolhos, barbeiros, cigarras, pulgões, besouros, abelhas, formigas, moscas, pulgas, pernilongos, borboletas e mariposas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Artigos Relacionados