Alunos Online


Invertebrados

Os animais são organismos eucarióticos, heterotróficos e multicelulares. Estão distribuídos em todo o planeta, em diversos ambientes, apresentando inúmeros tamanhos e formas. A maioria possui capacidade de locomoção e também simetria bilateral.

Na Biologia, o estudo dos animais é chamado Zoologia e, para facilitar o entendimento daqueles que estudam esse grupo, convencionou-se dividi-la, artificialmente, em Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados.

Os invertebrados são aqueles animais desprovidos de caixa craniana e coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal. De maneira geral, a ausência dessas estruturas é a semelhança mais íntima entre os representantes desse grupo, uma vez que são organismos muito heterogêneos, já que pertencem a filos distintos – algo diferente do que ocorre no caso dos vertebrados, que são todos do Filo Chordata.

Os restantes dos filos, ou seja, os Filos Porifera (esponjas), Cnidaria (águas-vivas), Platyhelminthes (planárias e tênias), Nematoda (lombrigas), Mollusca (polvos e caracóis), Annelida (minhocas e sanguessugas), Arthropoda (escorpiões e moscas) e Echinodermata (ouriços-do-mar) abrigam os animais invertebrados. Dentre estes, o mais representativo é o Arthropoda, já que possui mais de um milhão de espécies catalogadas, sendo 900 mil da Classe Insecta – ou seja, seus representantes correspondem a mais de 90% de toda a diversidade animal. Assim, não é complicado compreender o porquê de muitos se confundirem, ao afirmarem que certos artrópodes são insetos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesta seção, você encontrará um bom acervo sobre os invertebrados. Além de informações sobre suas características, também poderão ser encontrados textos sobre grupos e espécies específicas, que auxiliarão os estudantes em suas pesquisas escolares e fornecerão ao público em geral um bom material de leitura.

Fique à vontade!

Lacraia: invertebrado pertencente ao Filo Arthoropoda.

Lacraia: invertebrado pertencente ao Filo Arthoropoda.

Por: Mariana Araguaia

Artigos de Invertebrados