Alunos Online


Lágrimas

As lágrimas, que são produzidas pela glândula lacrimal, são responsáveis pela proteção, lubrificação e limpeza dos olhos.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos As lágrimas estão presentes nos olhos para garantir a sua proteção

As lágrimas estão presentes nos olhos para garantir a sua proteção

Com certeza você já derramou lágrimas de alegria ou de tristeza. Entretanto, esse líquido que cai dos nossos olhos não está presente apenas no momento de demonstrar sentimentos. As lágrimas estão a todo momento protegendo nossos olhos e garantindo a qualidade da nossa visão.

Afinal, o que são lágrimas?

A lágrima, também conhecida como filme lacrimal, é uma substância composta principalmente por água, sais minerais, proteínas e gordura. Ela é produzida constantemente pelo nosso organismo, mais precisamente pelas glândulas lacrimais.

Se as lágrimas são produzidas constantemente, por que não escorrem de nossos olhos?

As lágrimas são produzidas constantemente pelas nossas glândulas lacrimais, entretanto, existe um sistema de drenagem que evita que elas escorram a todo momento. Esse sistema de drenagem consiste em uma pequena abertura no canto da pálpebra que encaminha a lágrima para canais chamados de vias lacrimais. Esses canais levam as lágrimas do olho até a cavidade nasal, que, a partir daí, seguem em direção à garganta.

Os olhos apresentam um sistema que drena o excesso de lágrimas
Os olhos apresentam um sistema que drena o excesso de lágrimas

Algumas vezes, o excesso de lágrimas ocorre como consequência de uma forte emoção. Nesses casos, o sistema límbico, localizado no cérebro, estimula as glândulas lacrimais a produzirem mais lágrimas. O excesso dessa substância faz com que ela escorra por nosso rosto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é a função das lágrimas?

As lágrimas apresentam várias funções relacionadas com a proteção dos nossos olhos. É a lágrima que garante lubrificação ao olho, protege contra lesões causadas por organismos e substâncias e proporciona limpeza constante. Para garantir a limpeza, quando alguma substância entra em contato com o olho, observa-se um aumento na produção de lágrimas. Essas lágrimas literalmente lavam o olho, retirando qualquer impureza.

Quais são os principais problemas que podem afetar a produção de lágrimas?

Dois problemas de saúde merecem destaque quando o assunto é a produção de lágrimas: síndrome do olho seco e obstrução das vias lacrimais. A síndrome do olho seco é caracterizada por uma diminuição na quantidade de lágrimas, o que desencadeia irritação nos olhos em virtude do ressecamento que atinge a estrutura. O paciente com o problema apresenta olhos vermelhos, ador, coceira e até mesmo dificuldade para movimentar as pálpebras.

No caso da obstrução das vias lacrimais, que são responsáveis pela drenagem da lágrima, o problema é o oposto do que é observado no olho seco. Nesse caso, a lágrima é eliminada o tempo todo, desencadeando vermelhidão e inchaço nas pálpebras.

Atenção: Ao sentir qualquer incômodo nos olhos, procure imediatamente um oftalmologista.