Alunos Online


Maré vermelha

Por: Mariana Araguaia  <I>Dinophysis acuminata</I>: dinoflagelados que possuem toxinas.

<I>Dinophysis acuminata</I>: dinoflagelados que possuem toxinas.

Algumas espécies de algas do Filo Dinophyta, quando se multiplicam de forma demasiada, podem provocar um fenômeno denominado maré vermelha, em razão da tonalidade em que a água se apresenta. Nessa situação, há a formação de manchas, com tons que variam entre o vermelho e marrom, que se estendem por vários quilômetros quadrados.

A reprodução exagerada dessas algas, processo denominado floração, pode ser consequência de diversos fatores, como mudança de pH ou temperatura da água, ou mesmo o despejo de esgoto e lixo. Sobre este último fator, é válido lembrar que ele pode provocar a proliferação de outros micro-organismos, como diatomáceas e cianobactérias, alterando de forma mais intensa a qualidade do ambiente.

A redução da taxa fotossintética, em virtude do sombreamento provocado pelas florações, por exemplo, bloqueia a passagem do sol, e faz com que menos oxigênio seja liberado. Esse problema se agrava mais se associado à grande reprodução de bactérias decompositoras, atraídas pela oferta de alimentos.

Além desses aspectos, as florações por dinoflagelados podem provocar outro problema, bastante sério. Como muitas espécies dessas algas possuem toxinas, animais filtradores, como moluscos, podem ser contaminados, podendo intoxicar seus predadores. Assim, a falta de oxigênio aliada às toxinas são fatores determinantes no que diz respeito às grandes taxas de mortalidade que costumam ser identificadas nesse ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como muitos animais aquáticos fazem parte de nossa dieta, não estamos ilesos de uma possível intoxicação, caso nos alimentemos desses organismos contaminados. Irritações no sistema respiratório, paralisias, confusão mental, perda de memória, diarreia, náuseas, dor de cabeça e no abdome, além de vômito, são alguns sintomas que podem ocorrer a partir desse quadro. A longo prazo, pode haver a manifestação de câncer no fígado e sistema digestório em geral, já que tais substâncias tendem a se acumular no organismo.

Diante dos fatos expostos, fica claro que as atividades humanas, conduzidas de forma insustentável, propiciam a manifestação das marés vermelhas. Dessa forma, é necessário que medidas efetivas sejam tomadas, a fim de garantir a saúde desses ambientes e dos seres vivos que ali habitam ou que deles dependem.