Alunos Online


Meninges

As meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central. A membrana mais externa é chamada de dura-máter, a intermediária é a aracnoide, e a mais interna, pia-máter.

Meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central, ou seja, o encéfalo e a medula espinhal. Essas membranas são constituídas por tecido conjuntivo e são formadas por três camadas: a dura-máter, aracnoide e a pia-máter.

Dura-máter

A dura-máter, meninge formada por tecido conjuntivo denso, constitui a membrana localizada mais externamente e está próxima ao osso. No crânio, a dura-máter é contínua com o periósteo dos ossos da caixa craniana; nas vértebras, ela está separada, podendo ser observado um espaço chamado de peridural. Essa membrana está em contato com outra denominada de aracnoide. O espaço virtual entre a dura-máter e a aracnoide é chamado de espaço subdural e pode ser preenchido por sangue em algumas doenças.

Aracnoide

A aracnoide, meninge formada por tecido conjuntivo sem vasos sanguíneos, é uma membrana intermediária que está em contato com a dura-máter e com a pia-máter. O contato da aracnoide com a pia-máter ocorre por meio de traves conjuntivas. O espaço entre essas traves é chamado de espaço subaracnoideo e apresenta líquido cefalorraquidiano, que garante a proteção do sistema nervoso central contra impactos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pia-máter

A pia-máter é a membrana mais interna, está voltada para o tecido nervoso e é muito vascularizada. Entre a membrana e os elementos do tecido nervoso propriamente dito, percebe-se a presença de astrócitos (célula da glia) que se ligam à parte interna da pia-máter. Essa membrana reveste túneis (espaços perivasculares) pelos quais os vasos sanguíneos têm acesso ao tecido nervoso.

Meningite

Denominamos de meningite as inflamações nas meninges, as quais podem ser originadas por diferentes agentes, tais como bactérias, vírus e fungos. As meningites bacterianas são as responsáveis pelos casos mais graves e podem ser causadas por bactérias como a Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Mycobacterium tuberculosis.

A transmissão da meningite ocorre normalmente de pessoa a pessoa pelo contato com secreções do doente. No caso da meningite causada por vírus, destaca-se a transmissão fecal-oral. Os principais sintomas dessa doença são febre, dores de cabeça e rigidez na nuca. O tratamento da meningite varia de acordo com o agente causador da doença.

As meninges são as membranas que revestem o sistema nervoso central. Sua inflamação recebe o nome de meningite

As meninges são as membranas que revestem o sistema nervoso central. Sua inflamação recebe o nome de meningite

Por: Vanessa Sardinha dos Santos