Metabolismo

O metabolismo pode ser entendido como uma série de reações químicas que ocorrem no interior do organismo e proporcionam o seu funcionamento adequado.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
O metabolismo refere-se às reações químicas necessárias para que o organismo funcione
O metabolismo refere-se às reações químicas necessárias para que o organismo funcione
PUBLICIDADE

Metabolismo é o termo utilizado para definir o conjunto de todas as reações químicas que ocorrem no organismo. Essas reações são capazes de satisfazer as necessidades estruturais e energéticas do organismo. Existe ainda o chamado metabolismo celular, o qual está relacionado com as reações químicas que ocorrem exclusivamente no interior da célula.

Funções do metabolismo

O metabolismo apresenta algumas funções principais. São elas:

  • Obtenção de energia química

  • Conversão dos nutrientes em precursores das macromoléculas

  • Síntese de macromoléculas

  • Formação e degradação de biomoléculas

Catabolismo e Anabolismo

O metabolismo pode ser dividido em duas classes de reações químicas, a saber:

  • Anabolismo: é uma via biossintética. Nessas reações, observa-se a produção de novos componentes celulares. Nesse caso, por ocorrer a formação de macromoléculas, faz-se necessária a utilização de energia.

  • Catabolismo: é uma via degradativa. Nessas reações, observa-se a quebra de moléculas orgânicas em produtos finais menores e mais simples e, consequentemente, ocorre a extração de energia.

Podemos dizer, portanto, que as vias catabólicas liberam energia na forma de compostos que constituem reserva energética na célula (ATP e NADH), os quais posteriormente são utilizados nas vias anabólicas.

Metabolismo Basal

O metabolismo basal é definido de maneira simplificada como o metabolismo energético durante o repouso. Já a taxa de metabolismo basal é a quantidade de energia necessária para o corpo conseguir realizar suas atividades básicas, tais como bombear sangue para os tecidos, respirar e garantir o funcionamento do sistema nervoso. Essa taxa de metabolismo basal é, portanto, a taxa mínima necessária para o corpo funcionar.

Vale destacar que a quantidade de energia para manter o corpo funcionando sofre alterações de acordo com algumas variáveis. Nas mulheres, por exemplo, a taxa de metabolismo basal é menor, um que vez que elas apresentam, por exemplo, menos massa muscular. A idade também é um importante fator, pois jovens em crescimento necessitam de uma maior quantidade de energia. Isso também é válido para aqueles que realizam atividades físicas.

Metabolismo e obesidade

Muitas pessoas acreditam que a obesidade está relacionada com o chamado “metabolismo lento”. Apesar de ser uma condição rara, existem pessoas que realmente possuem um metabolismo diminuído, o que faz com que elas sejam obesas desde a infância. Vale frisar, no entanto, que a obesidade também está ligada a hábitos alimentares incorretos e, até mesmo, disfunções endócrinas.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Divisão binária
Por que a divisão binária é um tipo de reprodução assexuada?

..................................................

Tritongo
Você sabe identificar esse tipo de encontro vocálico?

..................................................