Alunos Online


Sais Minerais na saúde

Por: Giorgia Lay-Ang Os minerais são obtidos na alimentação

Os minerais são obtidos na alimentação

Os sais minerais são substâncias inorgânicas que se originam no solo e necessitam ser obtidos por meio da alimentação, já que os seres vivos não conseguem produzi-los. As plantas, diferentemente dos animais, captam esses sais minerais por meio de sua raiz, por onde absorvem água.

Alguns dos sais minerais mais utilizados são cálcio, que auxilia na formação dos ossos, cloro, flúor, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio, zinco, dentre muitos outros. No organismo, os minerais compõem enzimas e outras partes essenciais do organismo, além de acionar e regular os processos metabólicos.

Assim como a falta pode causar prejuízos à saúde, o excesso de minerais também pode causar problemas como lesões nos tecidos e desarmonia das funções metabólicas. Dentre esses prejuízos causados pela carência de minerais, há possibilidade de doenças circulatórias, doenças ósseas, arteriosclerose, diabetes, gastrite, prisão de ventre, cálculos renais, câncer, depressão, dentes e unhas fracas, cabelos pouco macios e frágeis, além de irritabilidade e cegueira noturna.

Os benefícios de se alimentar saudavelmente mantendo o equilíbrio necessário de minerais é a perfeição dos impulsos nervosos e dos músculos. Além disso, os minerais estão envolvidos no crescimento e desenvolvimento do corpo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: