Alunos Online


Mudanças climáticas

As mudanças climáticas afetam diretamente a agricultura, as chuvas e o nível do mar, ocasionando problemas graves a todo o planeta.

Não é de hoje que estamos sendo alertados a respeito de como nossas atitudes em relação ao planeta, como o uso exacerbado dos recursos naturais e a grande poluição, estão a cada dia mais afetando nossa qualidade de vida e a sobrevivência de várias outras espécies.

O aumento crescente da emissão de gases do efeito estufa, tais como dióxido de carbono e metano, está diretamente relacionado com o aumento da temperatura do planeta. Segundo um relatório produzido pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o homem tem 95% de chance de ser o maior responsável pela elevação da temperatura média na Terra.

Segundo o mesmo instituto, a temperatura no planeta continuará aumentando nos próximos anos caso nenhuma atitude seja tomada em relação ao clima. Estima-se que em 2100 a temperatura já tenha aumentado em torno de 2°C em comparação com o ano de 1900. Apesar de parecer pouco, esse aumento de 2°C pode ocasionar problemas graves.

O último relatório divulgado pelo IPCC no dia 30 de março de 2014 alertou para problemas como o aumento do nível do mar, ocasionado pela elevação da temperatura e consequente degelo das geleiras. Isso afetará diretamente a população que vive em áreas costeiras em todo o mundo, em razão da submersão desses locais.

Além disso, muitos lugares sofrerão com o aumento das enchentes e das tempestades, acentuando, assim, os problemas já existentes de alagamento e deslizamento de terras. Em contrapartida, em outras regiões, o nível de chuva deverá cair, causando grande seca.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A seca ocasionará perdas à biodiversidade, além de aumentar os riscos de incêndios em diversas áreas do planeta. Em alguns locais, provavelmente haverá escassez de água, com consequente diminuição do acesso à água potável para a população. O problema poderá trazer consequências até mesmo políticas, em virtude das disputas por esse bem tão valioso.

O aumento da temperatura do planeta também ocasionará o aumento de doenças na população e fará crescer o número de mortes em decorrência dos desastres ambientais. Além disso, o acúmulo de gases poluentes aumentará os problemas cardíacos e respiratórios da população mundial.

Outro problema grave relacionado com as mudanças climáticas diz respeito à disponibilidade de alimentos. Estima-se que a agricultura será bastante afetada com o aumento da temperatura, pois diversas espécies de plantas, tais como milho e arroz, têm sua produtividade afetada até mesmo por mínimas alterações no padrão normal.

Além de destruir plantações, as mudanças climáticas elevarão o preço dos produtos oferecidos. Isso provavelmente dificultará o acesso da população a alimentos básicos, tanto pela sua falta quanto pelo elevado valor. O problema também causará grande migração da população rural para a cidade, uma vez que a renda dos produtores será diretamente afetada.

Os impactos das mudanças climáticas podem ser catastróficos se não diminuirmos as emissões de gases poluentes. Como alguns problemas, infelizmente, são inevitáveis, são necessárias políticas públicas capazes de lidar com a nova realidade que nos aguarda, principalmente no que diz respeito ao aumento da pobreza e desaceleração do crescimento econômico.

O derretimento das geleiras ocasionará o aumento do nível do mar e o alagamento das áreas litorâneas

O derretimento das geleiras ocasionará o aumento do nível do mar e o alagamento das áreas litorâneas

Por: Vanessa Sardinha dos Santos