Alunos Online


Organismos unicelulares e multicelulares

Os organismos unicelulares e multicelulares diferenciam-se pela quantidade de células presentes em seu corpo.

Os seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus, organismos acelulares (sem células). Essas células podem estar isoladas ou em grupos, nos quais cada célula desempenha uma função específica para garantir a sobrevivência do organismo. A quantidade de células presente no corpo de um organismo vivo é o critério utilizado para definir um organismo como unicelular ou multicelular.

Organismos unicelulares

Denominamos de organismos unicelulares aqueles seres formados por apenas uma célula. Essa célula não necessita de outra para sobreviver, sendo capaz, sozinha, de locomover-se, alimentar-se e, até mesmo, algumas vezes, reproduzir-se.

A maioria dos organismos unicelulares apresenta reprodução assexuada, ou seja, um único organismo é capaz de produzir descendentes. Nas bactérias, por exemplo, é possível perceber a divisão de um único organismo em dois, um processo chamado de fissão binária, bipartição ou cissiparidade.

Os organismos unicelulares podem ser procariontes ou eucariontes. Denomina-se de organismo procarionte aquele que possui material genético disperso no citoplasma, ou seja, não possui núcleo verdadeiro. Já os eucariontes são aqueles que apresentam o material genético envolto por uma dupla membrana, a membrana nuclear. Como exemplo de organismos unicelulares procariontes, podemos citar as bactérias; como exemplo de eucariontes, podemos citar os protozoários.

Podemos diferenciar ainda os organismos unicelulares em autotróficos e heterotróficos. Organismos autotróficos são aqueles que são capazes de produzir seu próprio alimento por meio de processos como a fotossíntese. Já os heterotróficos necessitam de outro organismo vivo para retirar os nutrientes necessários para a fabricação de energia. Como exemplo de autotróficos, podemos citar as algas; como exemplo de heterotróficos, podemos citar os protozoários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Organismos multicelulares

Os animais são organismos multicelulares
Os animais são organismos multicelulares

Os organismos multicelulares ou pluricelulares são aqueles que possuem uma grande variedade de células, que atuam em conjunto para garantir a sobrevivência do ser vivo. Como exemplo de organismos multicelulares, podemos citar todos os animais e plantas.

Os organismos multicelulares são eucariontes e podem ser autotróficos ou heterotróficos. As plantas são exemplos de organismos multicelulares autotróficos, e os animais são exemplos de seres multicelulares heterotróficos.

No que diz respeito à reprodução, organismos multicelulares podem reproduzir-se de diferentes formas. O homem, por exemplo, apresenta uma reprodução sexuada, uma vez que há envolvimento de gametas. Já as abelhas podem reproduzir-se por partenogênese, um tipo de reprodução assexuada.

Resumindo

Seres unicelulares: Organismos com corpo formado por uma única célula.

Seres multicelulares: Organismos com corpo formado por mais de uma célula.

As bactérias são organismos unicelulares

As bactérias são organismos unicelulares

Por: Vanessa Sardinha dos Santos