Alunos Online


Organização celular

Por: Mariana Araguaia Representação da membrana plasmática.

Representação da membrana plasmática.

As células são delimitadas por membranas que possuem certo grau de seletividade, permitindo que tal estrutura tenha, com ressalvas, contato com o meio externo: é a permeabilidade seletiva. Algumas células possuem também outros envoltórios, como o glicocálix e a parede celular, que proporcionam resistência e proteção.

Internamente há o citoplasma, região na qual ocorrem diversas reações químicas relacionadas ao metabolismo. Rico em água, íons e moléculas diversas, é nele que encontramos ribossomos e estruturas temporárias de reserva; além do citoesqueleto e das organelas citoplasmáticas, no caso das células eucarióticas.

Células eucarióticas também se diferenciam das procarióticas pelo fato de nelas encontrarmos o núcleo, delimitado por uma estrutura membranosa: a carioteca; enquanto em organismos procarióticos há uma molécula circular de DNA, o nucleoide, sem delimitações membranosas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As células são a unidade estrutural de todos os seres vivos, sendo nelas o local em que ocorre a maioria das reações capazes de permitir o funcionamento de todos os organismos vivos. Assim, conhecer a organização celular nos auxilia a compreender com mais eficiência as funções que tal estrutura executa, e como ela interfere, positivamente, na vida dos seres viventes.

Conheça os textos desta seção!

Artigos de Organização celular