Alunos Online


Ovários

Os ovários são órgãos do sistema genital feminino responsáveis pela produção dos gametas femininos e pelos hormônios estrogênio e progesterona.

Os ovários são as estruturas do corpo feminino responsáveis pela produção dos gametas. Assim como os testículos, os ovários atuam também como glândulas endócrinas, produzindo os hormônios estrogênios e progesterona.

Estrutura dos ovários

Os ovários têm forma de amêndoas e tamanho aproximado de 3 cm de comprimento por 1,5 cm de largura. Eles apresentam-se em número de dois no corpo da mulher e são sustentados em sua posição na cavidade abdominal por ligamentos.

Na superfície do ovário, está o epitélio germinativo e, abaixo dele, uma camada de tecido conjuntivo chamado de túnica albugínea, que dá a cor ao ovário. Logo em seguida, encontramos a região cortical, onde se localizam os folículos ovarianos em diferentes estágios de desenvolvimento. Os folículos ovarianos são formados pelos ovócitos juntamente com as células que o envolvem, as quais apresentam a função de proteger ovócito durante seu desenvolvimento.

Mais internamente, encontra-se a região medular, que apresenta tecido conjuntivo frouxo e vasos sanguíneos. Observando o ovário, torna-se difícil distinguir o limite preciso entre a região cortical e a medular.

No primeiro mês de vida embrionária, há a migração de células germinativas primordiais para o local onde os ovários estão começando a desenvolver-se. Essas células, então, originam as ovogônias. No terceiro mês, as ovogônias iniciam a meiose, parando na fase de diplóteno da prófase I e formando os ovócitos primários. Antes do sétimo mês, a grande maioria das ovogônias já começaram a meiose. A primeira divisão meiótica somente termina pouco antes da ovulação, já na fase reprodutiva da mulher. A segunda divisão da meiose estaciona-se na metáfase até que ocorra fecundação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ovulação

A ovulação ocorre quando o folículo ovariano torna-se maduro e rompe-se. Esse rompimento acontece algumas horas após uma descarga hormonal de LH (hormônio luteinizante) e resulta na liberação do ovócito, o qual é captado para o interior das tubas uterinas. O ovócito liberado está apto para ser fecundado.

Câncer de ovário

O câncer de ovário é um tumor pouco frequente e difícil de ser diagnosticado. Ele não causa sintomas específicos inicialmente, entretanto, com seu crescimento, alguns sintomas podem aparecer, tais como inchaço abdominal, náuseas, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço. Por causa dessa característica, normalmente são diagnosticados tardiamente, diminuindo a chance de cura.

Leia também: Síndrome dos Ovários Policísticos

Os gametas femininos são produzidos nos ovários

Os gametas femininos são produzidos nos ovários

Por: Vanessa Sardinha dos Santos