Partenogênese

Tipo de reprodução assexuada, a partenogênese ocorre em algumas espécies de animais e plantas. Esses organismos se reproduzem a partir de óvulos que não foram fecundados.

As abelhas são um exemplo clássico de organismos que se reproduzem por partenogênese
As abelhas são um exemplo clássico de organismos que se reproduzem por partenogênese

A reprodução dos seres vivos pode ocorrer de forma sexuada ou assexuada. A reprodução sexuada é aquela que envolve gametas, e a assexuada não inclui a união dessas células reprodutivas. Na reprodução assexuada, observa-se a formação de indivíduos geneticamente iguais ao parental, que chamamos de clones.

Existem diferentes formas de reprodução assexuada. Entre os tipos de reprodução assexuada, podemos citar a divisão binária, a divisão múltipla, a fragmentação, a propagação vegetativa e a partenogênese. A seguir, falaremos mais a respeito desse último tipo.

Tópicos deste artigo

O que é a partenogênese?

A partenogênese é uma forma bastante curiosa de reprodução assexuada. Nesse tipo de reprodução, o embrião desenvolve-se sem que o óvulo seja fecundado. Isso quer dizer que a fêmea dá origem a um filhote sem a necessidade de um macho.

Por ser uma reprodução assexuada, a partenogênese não leva a uma grande variabilidade genética. Entretanto, apesar de gerar clones, alguns estudos mostram que pode, sim, ocorrer recombinação genética nesse tipo de reprodução, mesmo sendo pequena quando comparada à reprodução sexuada. Pesquisadores sugerem que em algumas espécies pode haver a recombinação entre os cromossomos dos óvulos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em que organismos a partenogênese ocorre?

A partenogênese ocorre em plantas, animais invertebrados, tais como abelhas, vespas e formigas, e também em animais vertebrados, apesar de ser um fenômeno mais raro entre eles. Entre as espécies de vertebrados que apresentam registros dessa forma de reprodução, podemos citar o dragão-de-komodo, as cobras, os peixes, como o tubarão-martelo, e os lagartos. Em algumas espécies de lagartos, existem apenas fêmeas, todas elas se reproduzindo por partenogênese.

Vale salientar que muitas espécies que eram capazes de reproduzir-se sexuadamente têm realizado partenogênese. Normalmente, isso ocorre em fêmeas que estão em cativeiro.

A partenogênese em abelhas

O exemplo mais comum de animal que se reproduz por partenogênese é o das abelhas. Enquanto as rainhas e operárias são geradas a partir de ovos fertilizados, os zangões formam-se por ovos que não foram fecundados. Nesse caso, os machos são adultos haploides, e as fêmeas são diploides.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Diferença entre reprodução sexuada e assexuada

Entenda a diferença entre reprodução sexuada e assexuada e aprenda mais sobre as variadas formas de reprodução dos seres vivos. Conheça ainda as características dos principais tipos de reprodução assexuada: partenogênese, fragmentação, brotamento, divisão binária, divisão múltipla e propagação vegetativa.

Divisão binária

Entenda o que é divisão binária e conheça exemplos de alguns organismos que realizam esse tipo de reprodução assexuada.

Divisão múltipla (esquizogonia)

Conheça um pouco mais a respeito do processo de reprodução assexuada conhecido como divisão múltipla ou esquizogonia. Neste texto explicaremos rapidamente a diferença entre reprodução assexuada e sexuada, conheceremos as etapas da divisão múltipla e mostraremos um caso em que essa divisão é observada.

Reprodução assexuada

Conheça as características e os tipos de reprodução assexuada.

Reprodução assexuada nas angiospermas

Veja como ocorre a reprodução assexuada das angiospermas e quais são os seus tipos, clicando aqui.