Alunos Online


Pegada hídrica

A pegada hídrica é um indicador da quantidade de água gasta na produção e consumo de bens e serviços.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos Todos os alimentos que consumimos necessitam de água para a sua produção

Todos os alimentos que consumimos necessitam de água para a sua produção

A população utiliza todos os dias água para beber, cozinhar, lavar roupas e louças, tomar banho, escovar os dentes, entre outras atividades. Além disso, cada pessoa também consome a água gasta na produção de seus alimentos, suas roupas e outros produtos. Sendo assim, somos responsáveis por um grande consumo de água de forma direta e indireta.

A pegada hídrica é um conceito criado em 2002 por Arjen Hoekstra, em analogia ao termo pegada ecológica, e funciona como um indicador do consumo de água por pessoas e produtos. Ela normalmente é definida como o volume de água doce usado durante a produção e consumo de bens e serviços, ou seja, durante a cadeia produtiva, e caracteriza-se por levar em consideração o uso direto e indireto.

A pegada hídrica é classificada, geralmente, em três tipos: a verde, a azul e a cinza. Quando falamos em pagada hídrica verde, referimo-nos à utilização das águas das chuvas. Já a pegada hídrica azul relaciona-se com as águas superficiais e subterrâneas utilizadas. A pegada hídrica cinza, por sua vez, relaciona-se com a quantidade de água necessária para dissolver a poluição provocada durante a cadeia produtiva.

A pegada hídrica pode ser calculada para qualquer ramo da sociedade, desde um indivíduo até nações, incluindo-se produtos e processos em geral. Segundo a Water Footprint Network, o Brasil, por exemplo, tem uma pegada hídrica de 2027 metros cúbicos per capita por ano, o que significa que estamos acima da média mundial, que é de 1385 metros cúbicos por ano.

O conceito de pegada hídrica é fundamental para a compreensão dos impactos humanos nas fontes de água doce, uma vez que esse indicador leva em consideração, além da água consumida, o total de água poluído no processo. A pegada hídrica pode ser, então, usada como ferramenta para nortear a gestão dos recursos hídricos, ajudando nas definições de padrões e metas para o uso sustentável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No que diz respeito à pegada hídrica individual, é importante que as pessoas tenham consciência da importância do uso correto da água, evitando desperdício e, sempre que possível, aproveitando e realizando o reúso dessa substância. Vale destacar, no entanto, que a pegada hídrica não se baseia apenas no uso direto dos recursos hídricos, sendo necessário também avaliar nosso uso indireto. Para isso, é importante sempre optar por produtos de empresas preocupadas com o uso consciente da água.

PEGADA HÍDRICA DE ALGUNS PRODUTOS

Alface: Utilizam-se 237 litros de água para produzir 1kg de alface.

Algodão: Utilizam-se 2495 litros de água para produzir uma camiseta de 250 gramas de algodão.

Azeitonas: Utilizam-se 3015 litros de água para produzir 1kg de azeitona.

Carne bovina: Utilizam-se 15415 litros de água para produzir 1kg carne bovina.

Chocolate: Utilizam-se 17196 litros de água para produzir 1kg de chocolate.

Couro: Utilizam-se 17093 litros de água para produzir 1kg de couro bovino.

Macarrão: Utilizam-se 1849 litros de água para produzir 1kg de macarrão.

Manteiga: Utilizam-se 5553 litros de água para produzir 1kg de manteiga.

Vinho: Utilizam-se 109 litros de água para produzir 125 ml de vinho.

Artigos Relacionados