Alunos Online


Pequizeiro (Pequi)

O pequizeiro é uma planta típica do Cerrado que é amplamente utilizada economicamente, principalmente em virtude de seu fruto característico.

O Cerrado é o segundo maior domínio brasileiro, perdendo apenas para a Floresta Amazônica. Ele apresenta cerca de dois milhões de km2, que estão distribuídos em diferentes tipos de vegetações. Essas vegetações podem ser classificadas em formações florestais, savânicas e campestres. Uma das plantas típicas do Cerrado é o pequizeiro, que também é chamado simplesmente de pequi, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá, pequerim e piquiá.

O pequizeiro

O pequizeiro (Caryocar brasiliense) pertence à família Caryocaraceae e destaca-se por sua capacidade de desenvolver-se em solos pobres em minerais e com grande quantidade de alumínio. A árvore pode atingir até 12 metros de altura, entretanto, essa característica depende muito do ambiente em que é encontrada.

As flores do pequizeiro são brancas com muitos estames (veja foto acima), o fruto é carnoso e suas folhas são compostas de três folíolos. As raízes são profundas e pivotantes, e o tronco apresenta casca espessa, uma adaptação muito comum no Cerrado.

Essa planta pode viver até 50 anos e sua fase reprodutiva inicia-se aos oito anos de idade. A floração do pequizeiro ocorre normalmente entre setembro e novembro, e os frutos iniciam seu crescimento entre outubro e fevereiro. Em geral, um pequizeiro é capaz de produzir de 500 a 2000 frutos a cada safra.

O fruto do pequizeiro: O pequi

O pequi é um fruto muito utilizado na alimentação
O pequi é um fruto muito utilizado na alimentação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O pequi é um fruto muito conhecido e apreciado na cozinha local, apresentando um sabor e cheiro bastante característicos. Ele possui cor verde e, no seu interior, é possível observar a presença de um a quatro caroços amarelos, que são consumidos em pratos típicos como arroz com pequi e galinhada, além de serem utilizados para a produção de geleias, doces, ração e retirada de óleo.

O caroço do pequi possui uma polpa carnosa, de cor amarelada e com grande quantidade de óleo. Além disso, é rico em vitamina c, com teores em torno de 72,27mg/100g. A polpa envolve um endocarpo rico em espinhos, que é uma característica bastante marcante do pequi. No interior do endocarpo, encontra-se a semente.

Utilização do pequizeiro

Além do fruto ser usado na alimentação, outras partes da planta podem ser aproveitadas. As folhas, por exemplo, são utilizadas no tratamento de micoses e na diminuição dos efeitos causados pela quimioterapia. Possui, portanto, propriedade terapêutica. Além disso, o tronco tem sido usado para fabricação de móveis, construção civil e até mesmo produção de carvão. Por fim, a partir da casca, pode retirar-se uma tinta, além de também produzir uma farinha que contém alto valor de fibras alimentares.

A flor do pequizeiro é branca e com muitos estames

A flor do pequizeiro é branca e com muitos estames

Por: Vanessa Sardinha dos Santos