Alunos Online


Posso realizar exercícios quando estou gripado?

Ao chegar o inverno e a temporada de doenças respiratórias, uma pergunta não sai da cabeça dos amantes das atividades físicas: Posso realizar exercícios quando estou gripado?

Por: Vanessa Sardinha dos Santos As atividades físicas melhoram o sistema imunológico

As atividades físicas melhoram o sistema imunológico

Sabemos que as atividades físicas trazem uma variada quantidade de benefícios para a saúde de quem as pratica. Entretanto, algumas vezes, devemos diminuir o ritmo das atividades para que aquilo que é benéfico não se torne um problema. Quando estamos gripados ou resfriados, normalmente nos sentimos indispostos para a realização de exercícios, que podem desencadear problemas sérios caso o paciente os realize.

Quando uma pessoa apresenta dores no corpo, articulação e peito, febre alta e fraqueza, por exemplo, é muito importante que não seja realizada nenhuma atividade física, sendo fundamentais o repouso e a hidratação. A falta de tratamento adequado da gripe pode gerar complicações como pneumonias e provocar crises de asma.

Em casos graves de gripes e resfriados, recomenda-se que a atividade seja suspensa por pelo menos duas semanas e que, ao voltar, o paciente realize exercícios mais leves do que os praticados normalmente. Sendo assim, a volta às atividades deve ser de forma gradativa.

Entretanto, nem sempre os sintomas de um resfriado ou gripe são tão violentos, limitando-se apenas a dores de cabeça, irritação na garganta, obstrução nasal e coriza, sem a presença de febre. Nesses casos, não há necessidade de repouso e o paciente pode praticar suas atividades físicas de forma moderada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em casos brandos de gripe e resfriados, a prática de atividades físicas pode ajudar no alívio dos sintomas, segundo afirma o American College of Sports Medicine. Os exercícios ajudam a melhorar o sistema imunológico e, consequentemente, os sintomas tendem a desaparecer mais rapidamente.

É importante, no entanto, não exagerar. A recomendação é que, em casos nos quais a atividade física é permitida, ela seja feita, como dito anteriormente, moderadamente e que tenha duração de aproximadamente 30 minutos.

Podemos resumir as recomendações de atividades físicas para pessoas com gripe ou resfriado de uma maneira bem simples: quando os sintomas estão apenas na região da cabeça (dor de cabeça, obstrução nasal, coriza e dores na garganta), é permitida a realização de exercícios. Entretanto, quando os sintomas tomam conta de todo o corpo, a recomendação é que o paciente fique de repouso.

Curiosidade: Quem faz exercícios físicos regularmente diminui as chances em 40% de ter gripes e resfriados.