Pressão baixa

A pressão baixa, fenômeno que ocorre quando os valores de pressão sanguínea estão abaixo de 100/90 mmHg, está relacionada com fatores como jejum, desidratação e perda de sangue.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Na hipotensão, os valores da pressão arterial ficam inferiores a 100/90 mmHg
Na hipotensão, os valores da pressão arterial ficam inferiores a 100/90 mmHg
PUBLICIDADE

 A hipotensão arterial é conhecida geralmente como pressão baixa. Ela caracteriza-se pelos níveis baixos de pressão arterial e por provocar tontura e fraqueza nos indivíduos que apresentam esse problema.

→ Quais são os valores ideais para a pressão arterial?

Sabemos que a pressão arterial pode ser definida como a pressão que o sangue faz contra as paredes das artérias por causa do bombeamento do coração. O valor aferido quando o coração contrai-se durante a sístole corresponde à pressão sistólica. Já o valor relativo ao relaxamento dos músculos cardíacos corresponde à pressão denominada de diastólica. A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio e é representada com o valor da pressão sistólica transcrito em primeiro, seguido pelo valor da pressão diastólica.

Um valor considerado ótimo para pressão arterial é 120/80 mmHg (12 por 8). Quando uma pessoa apresenta valores acima de 140/90, temos um quadro de hipertensão. Indivíduos que apresentam valores abaixo de 100/60 mmHg estão em um quadro de hipotensão. Vale destacar que alguns autores consideram a hipotensão somente com valores inferiores a 90x60 mmHg.

→ Quais são as causas da pressão baixa?

As causas da pressão baixa podem ser variadas, destacando-se:

  • Mudança da posição do corpo: isso acontece quando o paciente move-se da posição deitada para a sentada ou em pé. Essa queda de pressão é conhecida como hipotensão ortostática ou postural.

  • Perda de sangue por ferimentos;

  • Desidratação;

  • Jejum prolongado;

  • Medicamentos, tais como aqueles utilizados por pacientes com hipertensão.

→ Quais os sintomas da pressão baixa?

A hipotensão apresenta alguns sintomas característicos causados, principalmente, por uma circulação ineficiente do sangue pelo organismo. Os sintomas mais comuns são:

É importante destacar que esses sintomas podem provocar acidentes mais graves. Uma pessoa pode, por exemplo, sofrer fraturas em uma queda decorrente de um desmaio.

→ O que fazer quando uma pessoa apresenta um quadro de pressão baixa?

Antes de mais nada, é necessário procurar um médico para avaliar as causas da hipotensão, uma vez que, se ela for decorrente de alguma doença, será importante realizar o tratamento. Entretanto, de uma maneira geral, a hipotensão apresenta sintomas transitórios e, em uma crise, recomenda-se deitar a pessoa em uma posição confortável, deixando os pés mais elevados, e fazê-la ingerir líquidos em pequenas quantidades. Caso os sintomas da hipotensão persistam por mais de 15 minutos, é fundamental procurar ajuda médica.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Fibromialgia
Conheça a síndrome que causa diversas dores no corpo.

..................................................

O que é cultura?
Afinal, você sabe definir o que é cultura de forma correta?

..................................................