Alunos Online


Quantidade de água no organismo

A quantidade de água no organismo varia de acordo com o sexo, idade e quantidade de gordura no corpo de uma pessoa.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos A quantidade de água no corpo diminui com a idade

A quantidade de água no corpo diminui com a idade

Todos os seres vivos possuem água em seus corpos, mas há alguns que possuem essa substância em maior quantidade que outros. Nos seres humanos, a quantidade de água presente no organismo varia muito de pessoa para pessoa, e os fatores como idade, sexo e quantidade de gordura afetam diretamente esse valor.

Estima-se que a água em um adulto saudável do sexo masculino seja responsável por 60% de seu peso corporal. Já em mulheres, essa substância representa cerca de 50% a 55%. As mulheres, assim como pessoas obesas, possuem uma maior quantidade de tecido adiposo, o que reduz a quantidade de água no peso total.

Além da diferença de sexo e quantidade de gordura, a idade é um fator importante para determinar a quantidade de água no corpo. Crianças podem ter até 80% de seu peso constituído por água, enquanto pessoas idosas apresentam cerca de 40%. Percebe-se, portanto, que, com o avanço da idade, ocorre uma considerável redução dessa substância no organismo, além desses grupos serem mais vulneráveis à sua perda.

Toda a água presente no organismo está separada em dois compartimentos: o líquido intracelular e o extracelular. O líquido intracelular diz respeito à substância existente no interior de cada célula, enquanto o extracelular representa aquele que é encontrado fora das células. Estima-se que o líquido intracelular seja responsável por cerca de 40% do peso de uma pessoa, enquanto o extracelular represente 20%.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A quantidade de água varia muito nos diferentes tipos de células, tecidos e órgãos. Nas células que possuem um maior metabolismo, a quantidade de água é relativamente maior. Dessa forma, as células musculares e as encontradas nas vísceras, por exemplo, apresentam um teor de água maior quando comparadas às células ósseas.

Nos órgãos, observa-se também uma grande diferença em relação à quantidade de água. Veja a seguir a quantidade de água presente em alguns de nossos órgãos:

Órgão Água (%)
Fígado 86
Cérebro 85
Pulmões 80
Rins 80
Coração 77

A quantidade de água no corpo de uma pessoa não apresenta grandes variações, permanecendo geralmente constante. Qualquer perda significativa de água gera quadros de desidratação, sendo necessário, portanto, um equilíbrio entre o que é ingerido e o que é perdido.

A água possui várias funções no organismo humano, sendo responsável, por exemplo, por regular nossa temperatura corpórea, propiciar um meio adequado para a realização de reações químicas e ajudar em alguns processos fisiológicos. Assim sendo, manter o corpo hidratado é fundamental para a manutenção da saúde.

Beba água regularmente!