Química celular

Por Mariana Araguaia
Interação entre moléculas de água.
PUBLICIDADE

As células são consideradas as unidades estruturais dos seres vivos. Elas são formadas por substâncias inorgânicas, como a água e alguns minerais; e orgânicas: os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. Essas substâncias propiciam a realização de inúmeras transformações físicas e químicas que ocorrem em nível celular, e que permitem o funcionamento dos organismos vivos.

Na Biologia, a área responsável pelo estudo de tais substâncias, incluindo o metabolismo das células, é chamada Bioquímica. 

De todas essas substâncias, a água é a mais abundante. Ela está presente em inúmeras reações químicas, é utilizada no processo de dissolução de substâncias, dentre outros. Sua versatilidade está bastante relacionada à constituição que apresenta e à interação entre suas moléculas.

Os sais minerais são formados por íons e desempenham funções diversas, dependendo de qual tipo se trata. Um exemplo são os íons de hidrogênio, capazes de determinar o pH do meio, de acordo com a sua concentração.

Quanto às substâncias orgânicas, os carboidratos desempenham função energética e também estrutural. Já os lipídios atuam como reserva de energia e auxiliam na regulação térmica. As proteínas podem exercer atividade enzimática, hormonal ou imunitária. As vitaminas agem na prevenção de problemas de saúde e também como cofatores de reações enzimáticas. Finalmente, os ácidos nucleicos: responsáveis pelas heranças biológicas.

Graças à Bioquímica podemos compreender o que acontece conosco em nível celular e perceber o quanto o micro está diretamente relacionado aos aspectos macroscópicos.

Saiba mais sobre os componentes e a dinâmica das células visitando os textos desta seção!

ARTIGOS DE "Química celular"
Confira os artigos da seção Química celular
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Cirrose
Quais são os sintomas dessa doença que atinge o fígado?

..................................................

Isaac Newton
Conheça as contribuições de Newton para a ciência.

..................................................