Alunos Online


Animais

Por: Mariana Araguaia A estrutura, tamanho, cor e forma dos animais são muito variáveis.

A estrutura, tamanho, cor e forma dos animais são muito variáveis.

O Reino Animalia, ou Reino Animal, como o nome sugere, tem como representantes os animais. Esses seres vivos são eucariontes, multicelulares, heterotróficos, e a maioria é capaz de se locomover. Podem ser encontrados nos mais diversos ambientes, apresentando inúmeras formas, simetrias, cores e tamanhos, assim como hábitos alimentares. Na Biologia, a área responsável pelo seu estudo é a Zoologia.

Este Reino possui um grande número de seres vivos, divididos em mais de 35 filos. Entretanto, no Ensino Fundamental e Médio, são estudados somente nove: os Filos Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata e Chordata.

Excetuando as esponjas (Filo Porifera), todos os animais possuem os sistemas nervoso e digestório e também tecidos; sendo diblásticos somente os cnidários. O restante dos animais, excluindo esses dois grupos, são triblásticos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos e artrópodes são protostômios, sendo, respectivamente, acelomados, pseudocelomados e celomados (os três últimos grupos). Os representantes dos filos restantes são deuterostômios e celomados; e anelídeos, artrópodes e cordados possuem metameria.

A maioria dos professores e instituições de ensino ministra esse conteúdo com duas subdivisões: a zoologia dos invertebrados (Filo Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda e Echinodermata) e zoologia dos vertebrados (Filo Chordata). Entretanto, é importante saber que tal critério é artificial, ou seja, os dois grupos não representam categorias taxonômicas distintas, sendo utilizado somente para facilitar o estudo dos animais.

Nesta seção você encontrará um bom acervo sobre esse grupo de seres vivos e aprenderá muitos aspectos interessantes de sua biologia.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto: