Resfriado

Por Mariana Araguaia
A coriza é uma característica típica do resfriado.
A coriza é uma característica típica do resfriado.
PUBLICIDADE

O resfriado é uma doença respiratória provocada pelo rinovírus (mais frequentemente), parainfluenza, coronavírus, vírus sincicial respiratório, adenovírus ou enterovírus. Geralmente sua ocorrência está relacionada à baixa imunidade, muitas vezes decorrente do cansaço, estresse ou mesmo má alimentação.

Seu contágio se dá quando a pessoa inala ou ingere partículas virais liberadas juntamente com as secreções nasais ou bucais de pessoas acometidas. Ele também pode se dar de forma indireta, ou seja: ao entrar em contato com mãos ou objetos previamente contaminados.

O vírus provoca lesões nos tecidos do nariz e da garganta, o que gera coriza e/ou entupimento do nariz, dor de garganta, espirros e tosse. Dor no corpo e de cabeça também podem se manifestar, mais raramente. Tais sintomas raramente ultrapassam uma semana.

Quanto ao tratamento, este se foca no repouso, na hidratação do paciente, na boa alimentação e em medidas que diminuem o desconforto, como gargarejos e uso de sprays nasais e anti-inflamatórios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não existem fármacos e tampouco vacinas eficazes na prevenção dos resfriados. No entanto, algumas medidas podem reduzir a probabilidade de se adquirir essa infecção.

São elas:

- Lavar frequentemente as mãos;

- Evitar contato próximo com pessoas acometidas;

- Não levar as mãos à boca, olhos ou nariz;

- Evitar aglomerações;

- Não compartilhar copos ou outros objetos com pessoas resfriadas.


Resfriado x gripe

Os sintomas do resfriado são semelhantes aos da gripe, mas esta é provocada unicamente pelo Influenzavírus. Além disso, a gripe se manifesta subitamente, com sintomas mais intensos e incapacitantes - incluindo aí febre alta.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Regra de três
Listamos os três erros mais comuns em regra de três.

..................................................

Fígado
Você conhece todas as funções desse órgão no organismo?

..................................................