Alunos Online


Sangue

O sangue é capaz de transportar oxigênio e nutrientes às células do corpo e levar hormônios das glândulas endócrinas até onde devem ser direcionados.

O sangue é considerado um tipo de tecido conjuntivo, uma vez que o plasma pode ser entendido como a matriz extracelular encontrada em tecidos desse grupo. Ele é capaz de: transportar oxigênio e nutrientes às células do corpo, recolhendo gás carbônico e produtos de excreção; levar hormônios das glândulas endócrinas até onde devem ser direcionados; e também auxiliar em processos de defesa contra agentes infecciosos.

Ele é formado por:

- Hemácias: também chamadas de eritrócitos, ou glóbulos vermelhos, são responsáveis pelas trocas gasosas e pela coloração típica do sangue. São células em forma de disco, de bordas arredondadas, dotadas de moléculas de hemoglobina. Elas duram cerca de quatro meses, sendo depois destruídas pelo fígado e baço. Nos mamíferos, se apresentam sem núcleo. Correspondem a mais de 40% da constituição sanguínea.

- Leucócitos: também chamados de glóbulos brancos, são responsáveis pela defesa do organismo. São células esféricas, dotadas de núcleos e que podem ou não possuir grânulos no citoplasma, sendo chamados de granulócitos ou agranulócitos, respectivamente. Os leucócitos correspondem a cerca de 1% da constituição sanguínea.


Neutrófilo (granulócito)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Eosinófilo (granulócito)


Basófilo (granulócito)


Linfócito (agranulócito)


Monócito (agranulócito)


 

- Plaquetas: também chamadas de trombóticos, são responsáveis pela coagulação sanguínea.  Formadas por fragmentos citoplasmáticos, correspondem a menos de 1% da constituição sanguínea.

- Plasma: é a porção líquida do sangue, constituído predominantemente por água. Há também sais minerais, compostos orgânicos e diversas substâncias que são transportadas pelo sangue. Corresponde a aproximadamente 55% da constituição sanguínea.

Há no corpo de um indivíduo adulto aproximadamente cinco litros de sangue. Quando um indivíduo doa sangue, é retirado dele no máximo 540 mL: quantidade significantemente pequena, que não provoca problemas a ele e que, em cerca de 24 horas, é reposta.

O responsável pela formação de células sanguíneas é o tecido hemocitopoiético (ou hematopoiético), encontrado no interior de alguns ossos, como costelas, vértebras, esterno, clavícula, ossos pélvicos e do crânio, e extremidades do fêmur e úmero – a chamada medula vermelha.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Hemácias: células sanguíneas muito importantes.

Hemácias: células sanguíneas muito importantes.

Por: Mariana Araguaia

Artigos Relacionados