Alunos Online


Sistema urinário

O sistema urinário é formado por órgãos relacionados com a excreção e controle da quantidade de água e sais no nosso organismo.

O sistema urinário está relacionado com a eliminação de substâncias nitrogenadas resultantes do processo de metabolismo celular e com o controle da quantidade de sais, água e outras substâncias. Um dos principais produtos excretados por esse sistema é a ureia, formada a partir do metabolismo de alguns compostos nitrogenados.

O sistema urinário humano é composto por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. Os rins são os órgãos localizados na porção posterior da cavidade abdominal, sendo responsáveis pela formação da urina. Eles possuem um formato de feijão e são formados por cápsula renal, córtex e medula.

Denominamos de cápsula renal o revestimento externo do rim. Na região do córtex estão localizados os néfrons, que são os responsáveis pela formação da urina. Por fim temos a medula renal, que é a parte mais interna do rim, onde é verificada a presença dos ductos coletores e as alças néfricas (estrutura que compõe o néfron).

Cada rim é formado por milhões de néfrons, que são formados pelo corpúsculo renal e o túbulo néfrico. O corpúsculo renal é formado por uma expansão denominada cápsula renal e por uma rede de capilares localizados no interior da cápsula chamados de glomérulo renal. O túbulo néfrico é formado pelo túbulo contorcido proximal, alça néfrica e túbulo contorcido distal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe o esquema do rim em corte longitudinal
Observe o esquema do rim em corte longitudinal

De cada rim parte um ureter, que são tubos musculares de aproximadamente 25 centímetros que transportam a urina até a bexiga urinária. Na bexiga urinária, a urina fica armazenada até ser eliminada. Esse órgão possui a capacidade de se contrair e relaxar, adaptando-se ao volume de urina no seu interior. Uma pessoa pode acumular, em média, 350 ml de urina, sendo que, quando se atinge o volume de 150 ml, iniciam-se os estímulos para micção.

Da bexiga urinária parte a uretra, um canal longo por onde a urina é conduzida para fora do corpo. A uretra do homem é maior que a uretra feminina, uma vez que ela passa pelo interior do pênis. Essa característica é determinante para o maior número de casos de infecção urinária em mulheres. Outra diferença marcante entre os dois sexos é que, em mulheres, a uretra é exclusiva do sistema urinário, enquanto, no homem, ela é comum ao sistema urinário e genital.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Observe no esquema acima os órgãos que compõem o sistema urinário

Observe no esquema acima os órgãos que compõem o sistema urinário

Por: Vanessa Sardinha dos Santos