Alunos Online


Sociedade

A sociedade é uma relação ecológica harmônica entre indivíduos de uma mesma espécie. Nessa interação entre seres vivos, existe a divisão de tarefas entre os envolvidos.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos As abelhas são animais capazes de viver em sociedade

As abelhas são animais capazes de viver em sociedade

As relações ecológicas são interações entre os organismos vivos. Essas interações ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie (relações intraespecíficas) ou entre indivíduos de espécies diferentes (relações interespecíficas). Elas podem ainda ser benéficas para os envolvidos ou beneficiar um organismo e não gerar nenhum dano a um dos envolvidos (relações harmônicas), ou ainda prejudicar um dos envolvidos (relação desarmônica).

Um exemplo de relação ecológica é a sociedade. Essa relação é caracterizada como harmônica e intraespecífica.

→ Como funciona a sociedade?

A sociedade, como já foi dito antes, é uma relação ecológica em que indivíduos de uma mesma espécie relacionam-se de forma harmoniosa. Nessa relação, observa-se que os organismos trabalham de forma cooperativa, ou seja, trabalham em prol do sucesso do grupo. Diferentemente das colônias, nas sociedades, os organismos não estão ligados anatomicamente.

⇒ Abelhas

As abelhas são ótimos exemplos de animais que vivem em sociedade. Nessa sociedade, existe a divisão de trabalho e é possível verificar a presença de três castas: operárias, zangões e rainha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As operárias e as rainhas são fêmeas, e os zangões são machos. As operárias são responsáveis por produzir a cera e a colmeia, procurar por néctar e pólen e proteger a colmeia, entre várias outras funções. A rainha, por sua vez, é a fêmea capaz de reproduzir-se. Os zangões são aqueles responsáveis por fecundar essa fêmea. A participação de todas essas castas garante o sucesso de todo o grupo.

⇒ Cupins

Os cupins também são organismos que vivem em sociedade. Entre eles, observamos a existência de castas, assim como na sociedade das abelhas. Existem cupins operários e soldados, os quais são estéreis, e machos e fêmeas férteis, que são aquelas que apresentam asas durante a época do acasalamento. A rainha (fêmea fértil) pode ser diferenciada pelo abdômen aumentado e por sua capacidade de botar vários ovos por dia.