Alunos Online


Tecido cartilaginoso

O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo relativamente rígido que é encontrado em diversas partes do corpo, como orelha, nariz e discos intervertebrais.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos A cartilagem é composta por células denominadas de condrócitos e pela matriz intercelular

A cartilagem é composta por células denominadas de condrócitos e pela matriz intercelular

O tecido cartilaginoso, tipo de tecido conjuntivo rígido que é originado do mesênquima, é encontrado em várias partes do corpo, como orelha e nariz. Não possui vasos sanguíneos e linfáticos, além de não apresentar nervos.

Esse tecido é formado por células envoltas por grande quantidade de substância intercelular. As células desse tecido são chamadas de condrócitos e diferenciam-se a partir dos condroblastos. Os condrócitos apresentam forma ovoide ou poliédrica e estão localizados em lacunas presentes na substância intercelular, também chamada de matriz cartilaginosa.

A matriz cartilaginosa é rica em glicoproteínas e fibras, que determinam a consistência e a flexibilidade da cartilagem. Além disso, de acordo com as características da matriz, esse tecido pode ser classificado em três tipos básicos: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa.

A cartilagem hialina apresenta matriz com delicadas fibrilas de colágeno tipo II e é o tipo mais comum do nosso corpo. É responsável por formar o primeiro esqueleto do embrião durante o desenvolvimento e por compor o disco epifisário, estrutura responsável pelo crescimento de ossos. Em um indivíduo adulto, esse tipo de cartilagem é encontrado no nariz, traqueia, brônquios, costelas e na região de articulações móveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Envolvendo as cartilagens hialinas, exceto as articulares, encontramos o pericôndrio. Esse tecido é um tipo de tecido conjuntivo que fornece novos condrócitos à cartilagem, além de levar alimento e oxigênio e eliminar produtos metabólicos provenientes da atividade celular. Nesse tecido, diferentemente das cartilagens, observa-se a presença de vasos e nervos.

A cartilagem elástica apresenta matriz com fibrilas de colágeno e uma grande quantidade de fibras elásticas. Assim como a cartilagem hialina, observa-se a presença de pericôndrio. Esse tipo de cartilagem é encontrado no ouvido, na epiglote e na região da laringe.

A cartilagem fibrosa, por sua vez, possui matriz com fibras colágenas tipo I formando feixes e não apresenta pericôndrio. Esse tipo de cartilagem é encontrado nos discos intervertebrais presentes entre as vértebras, no local onde tendões e ligamentos inserem-se nos ossos e na sínfise pubiana.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto: