Tempo de decomposição do lixo

O tempo de decomposição do lixo é o período que um resíduo demora para desaparecer do ambiente na forma como o conhecemos. Alguns materiais demoram séculos para se decompor.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Quando lançado no ambiente, o lixo pode demorar anos para se decompor
Quando lançado no ambiente, o lixo pode demorar anos para se decompor
PUBLICIDADE

O tempo de decomposição do lixo é o período que um determinado resíduo demora para ser completamente decomposto no ambiente, ou seja, para que ele deixe de existir no meio como o conhecemos. Esse tempo varia de um material para outro. Alguns, inclusive, podem demorar centenas de anos para desaparecer.


Tempo de decomposição de alguns resíduos no ambiente

Como dito, o tempo de decomposição não é o mesmo para todos os resíduos. A borracha, por exemplo, possui tempo de decomposição indeterminado. O vidro (outro exemplo) demora mais de 1000 anos para se decompor.

Veja a seguir uma tabela com o tempo de decomposição de alguns materiais de acordo com o “Manual de Educação - Consumo Sustentável”, que foi produzido pelo Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

MATERIAIS

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO

Papel

3 a 6 meses

Panos

6 meses a 1 ano

Filtro de cigarro

Mais de 5 anos

Madeira pintada

Mais de 13 anos

Náilon

Mais de 20 anos

Metal

Mais de 100 anos

Alumínio

Mais de 200 anos

Plástico

Mais de 400 anos

Vidro

Mais de 1000 anos

Borracha

Indeterminado


Observe que esses materiais ficam grande tempo no ambiente. Enquanto estão no meio, podem desencadear problemas, como poluição e proliferação de vetores de deonças. Assim sendo, temos que ter em mente que descartar resíduos de maneira incorreta pode afetar a saúde do ambiente e até mesmo a nossa saúde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Por que é importante reciclar?

Reciclar materiais é garantir que resíduos possam tornar-se matéria-prima para a criação de outros materiais. Quando fazemos isso, evitamos o acúmulo de lixo e também reduzimos o uso de nossos recursos naturais, uma vez que os materiais entrarão novamente no ciclo produtivo.

Leia também: Problemas causados pelos lixões



As tartarugas podem ingerir lixo acreditando que é alimento

Quando vemos o tempo de decomposição do lixo, fica ainda mais evidente a importância da reciclagem. O plástico, por exemplo, pode ser reciclado, no entanto, frequentemente é descartado de maneira inadequada. Quando lançado no meio, o plástico pode causar a morte de animais. É bastante frequente a ingestão de sacolas plásticas por tartarugas, que confundem as sacolas com águas-vivas.

Percebe-se, portanto, que a reciclagem evita problemas ambientais graves. É fundamental ter consciência da necessidade desse processo. Sendo assim, evite o descarte incorreto e separe corretamente seu lixo.

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Polissemia
Entenda aqui o que é esse fenômeno linguístico.

..................................................

Tênia do peixe
Você já ouviu falar nesse problema de saúde?

..................................................